
O mega concerto de Shakira no Rio de Janeiro, no Brasil, deu que falar em todo o mundo. A artista atuou na praia de Copacabana para milhares de pessoas. Durante a atuação, muitos deram conta de uma banda que usou na zona do joelho. Fazia parte do look ou era indicado para algum tipo de lesão?
Blenda L. Nicolucci é fisioterapeuta e na sua página de Instagram revelou que se tratava de uma banda patelar, tudo para ajudar Shakira a conseguir suportar todo o concerto e sem qualquer tipo de dor naquela zona do corpo.
A banda no joelho de Shakira
“Mesmo camuflada, para seguir a beleza do figurino, a faixa [tensor ou banda] estava lá, a fazer o seu papel de alívio de sobrecarga no tendão patelar”, revela a especialista na sua página.
“Provavelmente, Shakira passa por uma situação de dor, incomodo ou sobrecarga no tendão patelar e quem sabe até uma tendinite patelar”, continuou. Esta banda consegue diminuir a carga que é colocada neste tendão e até reduzir a dor durante a atividade física.”
Leia Também: Afinal, porque é que este exercício custa mais às mulheres? Há solução!
A verdade é que não foi usada durante todo o concerto, só mesmo em alguns momentos. O Globo refere mesmo que também Madonna chegou a usar esta banda durante o concerto que deu na mesma praia em 2024.
De acordo com o site da Decathlon, que vende este tipo de produto, a “banda patelar ajustável com fecho de velcro e almofada de compressão em silicone para suporte direcionado abaixo da rótula. É compacta, ajustável e ideal para desporto e dia a dia”.
O que é uma tendinite patelar ou tendinite rotuliana?
“Uma das tendinites do joelho ou tendinopatias do joelho mais frequentes são as que resultam da inflamação do tendão rotuliano (ou tendão patelar)”, lê-se num artigo assinado pelo ortopedista Manuel Gutierres ao website Saúde Bem Estar.
“A tendinite do joelho é uma lesão que muito frequentemente se associa com alta intensidade de treino desportivo, em especial aquele que obriga a repetidos movimentos de impulsão”, continua.
“Os principais sinais e sintomas são a dor na região anterior do joelho, que agrava ao saltar ou correr e que, por vezes, se acompanha de edema.”
O mega concerto de Shakira no Rio de Janeiro
Shakira fez “história” no Rio de Janeiro e reuniu uma “alcateia brasileira” de dois milhões de pessoas, na Praia de Copacabana, no sábado. O concerto gratuito da terceira edição do “Todo Mundo no Rio” contou também com a presença de artistas como Anitta, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Ivete Sangalo. “Todo Mundo no Rio com Shakira: 2 milhões de pessoas. A Loba fez história no Rio. Pode espalhar porque é número oficial da Prefeitura”, escreveu o autarca Eduardo Cavaliere, na rede social X (Twitter).
Um espetáculo de drones antecedeu a chegada da cantora colombiana, que fez questão de falar em português e de recordar a sua ligação ao Brasil.
Pode já ter visto algum desportista com este tipo de fitas nos joelhos, na zona das pernas e não só. Será que realmente trazem algum tipo de benefício? Um novo estudo respondeu à questão. Saiba o que está em causa.
Adriano Guerreiro | 14:02 – 14/04/2026
Fonte: Notícias ao Minuto
