Notícias

Viagens

Cidade mais antiga dos EUA fica em Porto Rico e tem histórico de conflitos; entenda

O Globo Repórter desta sexta-feira (19) falou sobre a crise de identidade histórica que vive o território americano de Porto Rico. O arquipélago enfrente um conflito entre o seu passado, o presente e a forma como é percebido atualmente. Cidade mais antiga dos EUA fica em Porto Rico e tem histórico de conflitos
O Globo Repórter desta sexta-feira (19) falou sobre a crise de identidade histórica que vive o território americano de Porto Rico.
O arquipélago enfrente um conflito entre o seu passado, o presente e a forma como é percebido atualmente. Um exemplo é a capital, San Juan, fundada em 1521. Essa é a cidade mais antiga dos Estados Unidos – não fica em um estado americano, mas em um território. Muitas pessoas até acreditam que é um país e, de fato, poderia ser. Saiba mais abaixo.
Cidade mais antiga dos EUA fica em Porto Rico e tem histórico de conflitos
Reprodução/TV Globo
A história da colonização
Cidade mais antiga dos EUA fica em Porto Rico e tem histórico de conflitos
Reprodução/TV Globo
O povo taíno vivia livremente até a chegada dos espanhóis, que não foram muito amigáveis com os indígenas.
Em 1898, durante a guerra entre Espanha e Estados Unidos, os norte-americanos invadiram Porto Rico e nunca mais foram embora.
Hoje, o arquipélago é um estado livre associado: tem governo local, mas com poderes limitados. Os portoriquenhos têm passaporte americano, mas os que moram no território não podem votar para presidente.
O historiador Iyari Ríos afirma que a pequena participação popular num plebiscito recente foi reveladora sobre o assunto.
“Está claro que não queremos uma relação colonial, mas a população está divida se queremos ser parte dos Estados Unidos, como um estado, se queremos ter um governo autônomo ou sermos um país independente com total soberania”.
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A