
Ficou sem golos a primeira mão do playoff de permanência na I Liga. Torreense e Casa Pia mediram forças, ao final da tarde desta quarta-feira, em Torres Vedras, mas nenhuma das equipas ficou mais perto do escalão máximo do futebol nacional.
No Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras, a formação da casa deu o pontapé de saída no sonho da promoção dias antes de disputar a final da Taça de Portugal frente ao Sporting. Já o Casa Pia procurava não só evitar a descida, como também a tendência destes playoff. É que, por norma, é a equipa da II Liga que consegue a promoção. A única exceção teve o AVS como protagonista na época passada, clube avense que já foi despromovido da I Liga esta época.
O primeiro tempo foi muito equilibrado e com vários duelos em Torres Vedras. O Casa Pia até começou melhor mas, aos poucos, o Torreense foi encontrando o seu espaço no encontro, procurando ferir o adversário. A equipa da casa até foi a primeira a causar perigo, com um remate de Alejandro Alfaro a obrigar Patrick Sequeira a uma boa defesa. Respondeu o Casa Pia ao minuto 19, com o central David Sousa a cabecear por cima da baliza à guarda de Lucas Paes.
À beira do tempo de intervalo, e após um cruzamento perigoso por parte de Khaly (minuto 38), o Torreense voltou a provocar calafrios junto da baliza da formação de Pina Manique. Javi Vázquez bateu um livre lateral pela esquerda, Patrick Sequeira falhou redondamente a tentativa de afastar a bola e valeu o corte de Larrazabal em cima da linha de golo.
O Casa Pia reentrou melhor na partida e Cassiano desperdiçou uma enorme oportunidade para abrir o marcador. Com o guarda-redes Lucas Paes fora da baliza, o avançado brasileiro atirou muito por cima (49 minutos). Ao minuto 57, e depois de uma grande iniciativa individual, Dany Jean rematou muito forte para defesa apertada de Sequeira.
Pressionava a formação lisboeta e o marcador em Torres Vedras esteve muito perto de mexer depois da hora de jogo. Em cima do minuto 72, Dailon Livramento teve na cabeça a melhor oportunidade do jogo. Larrazabal cruzou pela direita, o avançado cabeceou na pequena área, mas Lucas Paes faz uma defesa milagrosa em cima da linha.
Pouco depois, acabou por aparecer ima enorme contrariedade para o Casa Pia. Alertado pelo VAR, o árbitro David Rafael Silva foi chamado a rever um lance por conta um possível cartão vermelho direto. Na sequência da perdida de Livramento, Guilherme Liberato afastou a bola para longe e Pedro Rosas acabou por acertar em cheio no joelho de Diadie, após ter chegado tarde ao lance. O juiz acabou por expulsar o jogador dos casapianos.
Em superioridade numérica, o Torreense apertou o cerco à baliza do Casa Pia e Léo Azevedo, que ganhou a frente já dentro da grande área, falhou a baliza mais uma vez. Em cima do minuto 89, Javi Vázquez voltou a brilhar na cobrança de um livre e atirou muito perto da baliza de Sequeira.
Sem golos nesta primeira mão, vai ser na segunda mão em Rio Maior, que acontece a 28 de maio, na quinta-feira da próxima semana, que se saberá quem completa o lote de equipas que vão estar presentes na I Liga na nova temporada.
A presença do Torreense, finalista da Taça de Portugal, no play-off de acesso à edição 2026/27 da I Liga portuguesa de futebol reagendou hoje os embates com o Casa Pia para quinta-feira e 28 de maio.
Lusa | 17:34 – 17/05/2026
Fonte: Notícias ao Minuto
