Notícias

Tecnologia

WhatsApp libera login sem autenticação por SMS no iPhone; veja como ativar

Em vez do código numérico, o aplicativo de mensagens passa a permitir fazer login utilizando a tecnologia de chave de acesso (passkeys), considerada mais segura. Ela pode usar o Face ID, o Touch ID ou a senha do celular para entrar na sua conta. Recurso já estava disponível no Android. Saiba por que o WhatsApp deixa de funcionar em celulares antigos
AP Photo/Patrick Sison
O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (24) que os donos de iPhone já podem fazer login no aplicativo sem a autenticação por SMS.
O recurso, já disponível no Android desde o ano passado, permite ao usuário entrar no WhatsApp apenas com a biometria do iPhone, como Face ID ou Touch ID, ou a senha numérica do seu celular.
Escolhendo um desses métodos, não será mais preciso usar a autenticação tradicional, por SMS, para entrar na sua conta (veja como ativar).
Isso também significa que, caso você não esteja conectado à internet, ainda assim é possível fazer login no WhatsApp porque a chave de acesso já está cadastrada no seu celular.
A tecnologia que permite fazer isso é chamada de chave de acesso (ou “passkeys”, em inglês). Ela também possibilita entrar em sites e aplicativos sem precisar digitar e-mail e senha. Várias empresas já oferecem esse recurso (saiba mais).
WhatsApp: como fazer login sem SMS no iPhone
Abra o app do WhatsApp e toque em “Configurações” no canto inferior direito;
Toque em “Conta” e “Chaves de acesso”;
Em seguida, toque em “Criar chave de acesso” para ativar o recurso.
O que é chave de acesso (passkey)
Em vez do login tradicional (e-mail e senha), a chave de acesso usa a impressão digital, biometria facial ou PIN (senha numérica do celular) do seu telefone, por exemplo, para liberar sua entrada na conta.
Empresas e especialistas dizem que a passkey é uma alternativa mais fácil e segura. Isso porque a pessoa não precisa se preocupar em memorizar e gerenciar várias senhas de inúmeras plataformas disponíveis, além de eliminar a autenticação por SMS, que não é segura.
Segundo o Google, “depois que uma chave de acesso é criada, o usuário pode alternar facilmente para um novo dispositivo e usá-lo imediatamente, sem precisar se registrar novamente (ao contrário da autenticação biométrica tradicional, que exige a configuração em cada aparelho)”.
De acordo com o gerenciador de senhas 1Password, Google, Adobe, Uber, Nintendo, Nvidia, OnlyFans, PayPal, TikTok e Amazon, entre outras empresas, já estão com as chaves de acesso disponíveis.
O primeiro tradutor de Libras foi apresentado no Web Summit Rio 2024
O primeiro tradutor de Libras foi apresentado no Web Summit Rio 2024
Por que o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos?
Por que o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos?
Duelo de celulares: Galaxy S24 x iPhone 15
Duelo de celulares: Galaxy S24 x iPhone 15

​ 

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj