Notícias

Tecnologia

TikTok prepara ‘clone’ americano para escapar de banimento nos EUA, diz agência

Segundo a Reuters, rede social trabalha em uma versão de seu algoritmo de recomendação de vídeos que seria exclusiva para os EUA. Em abril, o presidente Joe Biden sancionou a lei que força venda da operação americana da empresa até janeiro de 2025. Prédio do TikTok na Califórnia, em foto de abril de 2023
Mike Blake/Reuters
O TikTok está desenvolvendo um clone de seu algoritmo de recomendações de vídeos, o que pode ajudar a plataforma a contornar o possível banimento nos Estados Unidos, informou nesta quinta-feira (30) a Reuters.
A ideia da ByteDance, dona do TikTok, é lançar uma versão independente da usada em boa parte do mundo para atender aos 170 milhões de usuários da rede social nos EUA, segundo fontes que falaram à agência sob a condição de anonimato.
O trabalho para dividir o código-fonte do aplicativo começou no ano passado, antes do presidente dos EUA, Joe Biden, sancionar a lei que força a venda da operação americana da plataforma até janeiro de 2025.
Centenas de programadores têm trabalhado para separar milhões de linhas de código para eliminar ligações com a versão do TikTok para a China, conhecida como Douyin, e informações vinculadas a usuários chineses.
O algoritmo do TikTok é apontado pela ByteDance como o fator que contribuiu para a popularidade da rede social. Como acontece em outras redes sociais, esse código é usado para fazer recomendações personalizadas de vídeos com base nas preferências de cada usuário.
As fontes ouvidas pela Reuters afirmaram que a criação de uma versão exclusiva para os EUA poderia facilitar a venda da operação do TikTok no país, embora a empresa não tenha planos de fazer isso neste momento.

​ 

botão de play

No Ar

MELODY
Produção Eduardo Dj