Notícias

Tecnologia

TikTok diz que vai rotular imagens e vídeos criados por inteligência artificial

Até então, a rede social rotulava apenas conteúdos gerados por IA dentro do seu aplicativo. A partir de agora, o selo aparecerá em todos os materiais que usem a tecnologia.
Sede da TikTok nos Estados Unidos
Mike Blake/REUTERS
O TikTok disse nesta quinta-feira (9) que começará a usar uma tecnologia que vai identificar imagens e vídeos criados por inteligência artificial (IA) e que são publicados em sua plataforma.
O TikTok afirmou que adotará uma solução chamada “Credenciais de Conteúdo”, uma marca d’água digital que indica como as imagens foram criadas e editadas.
A tecnologia foi liderada pela Adobe, dona do Photoshop, mas está aberta para uso de outras empresas e já foi adotada por companhias como OpenAI, criadora do ChatGPT, segundo a agência Reuters.
O YouTube, do Google, e a Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) também disseram que planejam usar a tecnologia de “Credenciais de Conteúdo”.
Para que o sistema funcione em conformidade nas mídias sociais, tanto o criador da ferramenta de IA generativa usada para criar conteúdo quanto a rede social usada para distribuir o post devem concordar em usar o padrão do setor.
Se uma pessoa usa a ferramenta Dall-E da OpenAI para gerar uma imagem, por exemplo, a OpenAI anexa uma marca d’água à imagem resultante. Se esse conteúdo for carregado no TikTok, ela será automaticamente rotulada como gerada por IA.
O TikTok já rotula o conteúdo gerado por IA feito com ferramentas dentro do aplicativo, mas a última medida aplicará um rótulo o conteúdo gerado fora do serviço.
“Também temos políticas que proíbem a IA realista que não esteja rotulada, portanto, se a IA realista (conteúdo gerado) aparecer na plataforma, nós a removeremos por violar nossas diretrizes da comunidade”, disse Adam Presser, chefe de operações e segurança do TikTok.
LEIA TAMBÉM:
Apple Vision Pro: veja primeiras impressões sobre óculos de realidade virtual
Jovens estão trocando o Google pelo TikTok na hora fazer pesquisas
Os bastidores, as estratégias e a rotina de quem ganha a vida vendendo vídeos de sexo

​ 

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj