Notícias

Tecnologia

Para não perder o ônibus: quais apps usar para acompanhar o transporte público em tempo real

Google Maps e Moovit são opções que mostram a hora exata que o veículo vai passar e qual o melhor trajeto. Veja passo a passo como baixar no celular. Pessoas esperando ônibus no ponto de uma aveniada
Rovena Rosa/ Agência Brasil
Quem nunca perdeu o ônibus por se embaralhar com horários? Aplicativos de mobilidade urbana mapeiam transportes públicos para te ajudar a saber a hora exata que o veículo vai passar e qual o melhor trajeto.
Uma das formas de uso é programar o itinerário. O usuário insere seu ponto de partida e destino, como da casa para o trabalho, por exemplo. O app vai montar a rota, indicando os lugares e horários para locomoção. É possível saber informações de ônibus, metrô e trem.
Nesta reportagem, você saberá:
Quais opções usar?
Como funciona?
Como baixar no celular?
Como usar no dia a dia?
🚌Quais opções usar?
Disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), o Google Maps e o Moovit são as opções mais populares e podem te ajudar.
O Google Maps é gratuito, mas não está disponível em todas as cidades brasileiras. A empresa afirma que o serviço de acompanhamento de transporte funciona em cerca de 150 cidades e nas “maiores capitais do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Belém e Goiânia.”
Ao ser questionado sobre as áreas específicas onde o serviço está disponível, o Google respondeu ao g1 que “o Google Maps não compartilha números absolutos”.
Já o Moovit pode ser usado em todas capitais do país, bem como em outras cidades menores – confira todas aqui. A plataforma oferece 7 dias gratuitos; após este período, é cobrada uma taxa mensal para não ter propaganda.
Leia também:
Estudo contraria ideia de que jovens brasileiros usam mais usa internet
O que acontece com nossas contas de rede social quando morremos
Meta e Google revelam nova geração de chip de inteligência artificial para empresas
🚉Como funciona?
Os aplicativos precisam usar a localização do celular para conseguir oferecer informações e trajetos. Você pode escolher deixá-la sempre disponível, ou somente durante o uso do app.
Normalmente, quando for usar pela primeira vez a plataforma, o usuário é notificado sobre isso e pode escolher como deseja autorizar.
➡️Planejamento de rotas: os usuários podem inserir seu ponto de partida e destino para obter informações sobre as melhores rotas disponíveis.
Os aplicativos mostram opções de transporte público levando em consideração as condições em tempo real, como condições climáticas e de trânsito.
➡️Horários e itinerários: ambas as opções mostram horários de partida e chegada, além de itinerários detalhados. As plataformas também mostram o tempo de espera.
➡️Notificações e alertas: os usuários podem receber notificações sobre atrasos, alterações de rota e outras informações importantes. Isso ajuda a se manter atualizado sobre o status do transporte público.
➡️Funcionalidades adicionais: além do transporte público, os apps também oferecem informações sobre serviços de transporte por aplicativo (como Uber e 99) e compartilhamento de bicicletas.
Prints mostrando o funcionamento dos apps de transportes
Reprodução
📲Como baixar no celular?
➡️ Para iOS, nos celulares iPhone: em seu dispositivo, pesquise e abra a App Store, a loja de aplicativos da Apple.
Depois, clique no campo de “pesquisa” e digite o aplicativo que desejar. Após isso, clique em “obter” para fazer o download.
➡️ Para Android, nos celulares com sistema Google: procure no celular a loja de aplicativos, a Play Store. Depois, no espaço de “pesquisa”, digite o aplicativo de sua preferência.
Em seguida, clique na plataforma e aguarde baixar.
🚎Como usar no dia a dia?
Nos dois aplicativos, é possível utilizá-los de forma planejada, como mencionado anteriormente na reportagem. Também é usual quando o usuário está em um local específico e necessita chegar a um destino, porém não tem conhecimento de como fazê-lo.
➡️O itinerário planejado funciona assim: você faz quase todos os dias o trajeto para o trabalho, por exemplo, e pode deixar programado no app. Tanto para ir, quanto para voltar.
O aplicativo pode mudar a rota, a depender das condições do trânsito.
➡️Quando não souber como chegar ao destino: por exemplo, você está em um lugar desconhecido e precisa chegar à estação de metrô mais próxima. Basta digitar o destino desejado e o aplicativo informará os transportes disponíveis.
Assista ao vídeo abaixo para conhecer a IA do Google que faz vídeos
Conheça o Sora, gerador de vídeos realistas da dona do ChatGPT
É proibido faz ação social na internet para ganhar seguidor? Assista ao vídeo abaixo para saber
Vídeos com ajuda a pessoas em mercados ganham milhões de visualizações

​ 

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj