Notícias

Tecnologia

O Assunto #1.236: Celular nas escolas – banir ou adotar?

O lançamento do novo livro do psicólogo social Jonathan Haidt (‘The Anxious Generation’, ou ‘A Geração Ansiosa’, em tradução livre) mobilizou famílias de diversos lugares do mundo contra o uso excessivo de celulares. Começam, assim, a ganhar corpo organizações que unem pais e mães para proibir coletivamente o acesso dos filhos a esses dispositivos – é o caso do Movimento Desconecta. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
🔔 O g1 agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar
O lançamento do novo livro do psicólogo social Jonathan Haidt ( “The Anxious Generation”, ou “A Geração Ansiosa”, em tradução livre) mobilizou famílias de diversos lugares do mundo contra o uso de celulares. Ao constatar que a exposição excessiva de telas e redes sociais para crianças e adolescentes resulta em queda no desempenho escolar, problemas na socialização, falhas no desenvolvimento cognitivo e riscos severos à saúde mental, Haidt recomenda que os celulares devem ser dados só a partir dos 14 anos. Começam, assim, a ganhar corpo organizações que unem pais e mães para proibir coletivamente o acesso dos filhos a esses dispositivos — é o caso do Movimento Desconecta, descrito neste episódio por uma de suas fundadoras, Camila Bruzzi.
O escritor e roteirista Antonio Prata (pai da Olivia, 10, e Daniel, 9 anos) analisa as motivações e as consequências da permissividade exagerada com o uso dos eletrônicos. Natuza Nery também entrevista Lucia Dellagnelo, doutora em educação pela Universidade de Harvard e consultora de políticas de educação digital do Banco Mundial, sobre o uso da tecnologia nas escolas.
Escolas devem banir celular para crianças?
‘Pior coisa é dar aos filhos tudo o que querem’
O que você precisa saber:
‘Geração ansiosa’: transtornos mentais em crianças que vivem grudadas no celular aumentam no mundo todo
Brasil e outros países discutem restrições de celulares em escolas diante dos impactos na aprendizagem infantil
Especialistas alertam sobre o uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
A semana tenebrosa para Fernando Haddad
O caminho do meio para o ajuste fiscal

​ 

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj