Notícias

Tecnologia

Google revela assistente que descreve objetos e robô que cria vídeos a partir de texto

Novidades foram apresentadas durante o Google I/O, evento anual da empresa para desenvolvedores. Sundar Pichai, presidente-executivo do Google, durante o Google I/O
Reprodução/Google
O Google revelou nesta terça-feira (14) novidades em inteligência artificial (IA), incluindo um protótipo de assistente virtual e um novo modelo para o Gemini, concorrente da empresa para o ChatGPT.
A nova assistente faz parte do que o Google chama de Projeto Astra, usado para demonstrar a visão da empresa para o futuro de aplicativos que ajudam usuários a automatizar suas tarefas com ajuda de inteligência artificial.
Em uma demonstração, a assistente conseguiu descrever em tempo real objetos e informações capturadas pela câmera do celular. A partir dessas imagens, ela também mostrou ser capaz de lembrar, por exemplo, onde o usuário deixou um objeto.
Projeto Astra, protótipo de assistente virtual do Google, consegue descrever objetos e informações ao seu redor em tempo real
Reprodução/Google
A empresa também anunciou sua IA poderá analisar imagens e ouvir dúvidas dos usuários ao mesmo tempo. Isso poderá ser usado, por exemplo, para mostrar um aparelho e perguntar por que ele não está funcionando corretamente.
Outra novidade é o o Veo, uma inteligência artificial capaz de criar vídeos a partir de comandos de voz. Ela é parecida com o Sora, anunciada pela OpenAI em fevereiro.
A ferramenta foi revelada um dia após a OpenAI lançar o GPT-4o, novo modelo para o ChatGPT e aplicativos parceiros que promete ser mais rápido para ouvir, conversar e descrever objetos para usuários.
Veo, inteligência artificial do Google capaz de criar vídeos a partir de comandos em texto
Reprodução/Google
Gemini 1.5
O novo modelo de IA do Google foi batizado de Gemini 1.5 Flash, que se junta às categorias Ultra, Pro e Nano. A companhia diz que ele é o mais rápido oferecido em sua API para desenvolvedores e foi criado com foco em eficiência e baixa latência.
Segundo o Google, o Gemini 1.5 Flash é indicado para fazer resumos, interagir em aplicativos de mensagens, criar legendas para imagens e vídeos e extrair documentos de arquivos.
A empresa anunciou ainda que o Gemini 1.5 Pro, revelado em fevereiro, foi liberado para usuários do plano Gemini Advanced em 35 idiomas, incluindo o português. O modelo ficou melhor para entender contextos, segundo a companhia.
Android
O Android vai ganhar novos recursos que usam o Gemini Nano, versão da IA do Google para dispositivos móveis. Uma das novidades adiantadas pela empresa é capaz de analisar áudios em ligações e alertar usuários sobre possíveis golpes.
O recurso “Circule para pesquisar” foi atualizado no sistema operacional do Google e se tornará capaz de ajudar, por exemplo, a resolver estudantes em exercícios por meio do Gemini.
Android vai usar inteligência artificial para alertar usuários sobre golpes em ligações
Reprodução/Google

​ 

botão de play

No Ar

LG NA MADRUGADA
Produção Eduardo Dj