Notícias

Tecnologia

Fechadura digital: dá para levar junto na mudança de casa?

Antes de desinstalar, é recomendável checar se o modelo é compatível com a nova porta. Guia de Compras: Fechadura digital
Freepik
Hora de mudar de casa e lembrar: o que eu faço com a fechadura digital que instalei na porta? Será que dá para levar a fechadura junto na mudança?
A resposta é sim. Mas tem que ver se o modelo antigo serve na porta nova.
“A espessura da porta deverá ser a mesma ou menor”, comenta Eliana Godoy, coordenadora de produto da Yale.
✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp
Tanto os modelos de fechaduras de sobrepor como os de embutir podem ser levados para a casa nova, com alguns ajustes na porta antiga depois.
Fechadura de sobrepor (à esquerda) e de embutir (à direita)
Reprodução/FreePik
As fechaduras de embutir são instaladas no miolo da porta, como as fechaduras tradicionais, e têm uma maçaneta e um painel de acesso.
Esses equipamentos são mais fáceis de ajustar após sua retirada, de acordo com Juliano Pavlak, supervisor de fechaduras digitais da Intelbras. A maioria dos modelos segue uma padronização que, ao ser removida, não requer furar ou mexer na porta.
“Basta reinstalar a fechadura mecânica sem maiores complicações ou manutenções”, explica Pavlak.
Já as fechaduras de sobrepor são colocadas por fora da porta, ocupando mais espaço e, ao fechar, têm uma peça externa de encaixe por dentro.
Esses modelos costumam ser mais baratos e mais simples de instalar, mas sua remoção requer um esforço adicional.
O especialista da Intelbras cita que esses modelos requerem um furo na porta durante a instalação. “É necessário passar massa e fazer a pintura da porta”, diz.
Uma alternativa para fechar o buraco instalar uma fechadura mecânica auxiliar, como aquelas com chave tipo “tetra”.
🧑🏻‍🔧Preciso de instalação profissional?
Sim. Os fabricantes recomendam a contratação de um profissional para instalar e desinstalar a fechadura digital na porta, independentemente do tipo de encaixe escolhido. O valor do procedimento depende do modelo.
O Guia de Compras selecionou 9 modelos de fechaduras digitais de embutir e de sobrepor. Os preços variavam de R$ 450 a R$ 2.400 nas lojas on-line consultadas em fevereiro.
Fechaduras de embutir
Ekaza EKNX-T129
Geonav Fortezza FZE01BK
Papaiz SL100
Positivo Smart Fechadura
Fechaduras de sobrepor
Elsys ESFDS1000H
Intelbras IFR 1001
Pado FDS10
Philips Easykey 5100
Yale YRD 256
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. 
Duelo de celulares: Galaxy S24 x iPhone 15

​ 

botão de play

No Ar

MELODY
Produção Eduardo Dj