Notícias

Tecnologia

Escritores processam Nvidia por violar direitos autorais de obras para treinar sua IA

Gigante da tecnologia é alvo de ação coletiva acusada de ter usado dados de vários livros para treinar a NeMo, seu sistema de inteligência artificial. Em ascensão nesse ramo, empresa vem se tornando a queridinha dos investidores. Escritores processam Nvidia por violar direitos autorais de obras para treinar inteligência artificial
Dado Ruvic/Illustration/Reuters
A Nvidia, gigante da tecnologia que produz chips de inteligência artificial (IA), foi processada por três autores que afirmaram que seus livros, protegidos por direitos autorais, foram usados sem permissão para treinar a plataforma de IA da empresa, chamada de NeMo.
Os autores Brian Keene, Abdi Nazemian e Stewart O’Nan disseram que seus trabalhos faziam parte de um conjunto de dados de cerca de 196.640 livros que ajudaram a treinar a NeMo para simular a linguagem escrita comum, antes de serem retirados do ar em outubro “devido a denúncia de violação de direitos autorais”.
Em uma ação coletiva apresentada na noite de sexta-feira (8) no tribunal federal de São Francisco (EUA), os autores disseram que a remoção reflete o fato de a Nvidia ter “admitido” que treinou a NeMo no conjunto de dados e, portanto, violou seus direitos autorais.
Eles estão buscando indenizações não-especificadas para pessoas nos Estados Unidos cujas obras que são protegidas por direitos autorais tenham ajudado a treinar os chamados grandes modelos de linguagem da NeMo nos últimos três anos.
A Nvidia não comentou sobre o caso e os advogados dos autores não responderam aos pedidos de comentários da agência Reuters.
O processo leva a Nvidia a mais um litígio movido por escritores, assim como pelo New York Times, sobre IA generativa, que cria novos conteúdos com base em entradas como texto, imagens e sons.
A ascensão da Nvidia no universo da IA fez ela ser a empresa favorita dos investidores. O preço das ações da fabricante de chips, com sede na Califórnia (EUA), subiu quase 600% desde o final de 2022, dando à Nvidia um valor de mercado de quase US$ 2,2 trilhões.
LEIA TAMBÉM:
Epic Games, dona do Fortnite, diz que Apple encerrou a sua conta de desenvolvedor
Saiba como tirar confirmação de leitura de mensagens no Instagram
As imagens falsas criadas com IA para tentar atrair eleitores negros para Trump
Apple Vision Pro: veja primeiras impressões sobre óculos de realidade virtual
Apple Vision Pro: veja primeiras impressões sobre óculos de realidade virtual
Robô que faz vídeo com inteligência artificial comete gafes
Robô que faz vídeo com inteligência artificial comete gafes

​ 

botão de play

No Ar

MELODY
Produção Eduardo Dj