Notícias

Região dos Lagos

Vídeos: Balão percorre o céu da Região dos Lagos e bombeiros alertam para os riscos, sobretudo, onde há aeroporto

Em Cabo Frio, banhistas, moradores e motoristas registraram a cena em diferentes pontos e criticaram a atitude criminosa flagrada na tarde deste sábado (9). Moradores flagram balão em diversos pontos da Região dos Lagos
Vídeos enviados para o jornalismo da Inter TV (veja acima) flagraram um grande balão percorrendo o céu da Região dos Lagos durante a tarde deste sábado (9).
Em Cabo Frio, a cena foi vista em diversos pontos, chamando a atenção para os riscos envolvidos.
“Olha o balão que passou aqui no Braga. Meu marido gravou. Um absurdo, pode gerar um grande incêndio”, disse uma moradora.
Outra pessoa que observou, lembrou: “Soltar balão é crime”.
Um motorista que passava pelo bairro Vila do Sol, em Cabo Frio, alertou para o balão seguindo em direção ao aeroporto da cidade.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, falou do perigo da soltura de balões em diferentes circunstâncias.
Balão é flagrado no céu da Região dos Lagos e deixa moradores indignados
“Soltar balão é crime e também mata. O balão traz diversos riscos para a sociedade. O primeiro é que se ele cai numa área de vegetação, espécies de plantas e animais podem morrer, inclusive, através dos incêndios florestais. Além disso, se o balão cair num depósito, num galpão, numa residência, pode causar diversos incêndios urbanos e também causar mortes nessas ocorrências. O balão ainda pode cair dentro de redes elétricas, subestações e causar o desligamento da energia de um bairro inteiro durante horas. O balão causa diversos riscos também para a aviação. Ele pode muitas vezes causar um acidente aéreo ou até mesmo cancelar ou impedir decolagens e voos”, explicou o major.
O balão também foi visto caindo na Lagoa de Araruama, mas, depois, voltou a subir. Os responsáveis não foram identificados.
Moradores registraram o balão caíndo na Lagoa de Araruama, mas depois voltou a subir
Reprodução redes sociais
Sobre o crime e como denunciar
Soltar balões é crime previsto no artigo 42 da lei de crimes ambientais (nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas é de um a três anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas.
Moradores de Cabo Frio registraram um balão no céu da cidade e criticaram a prática criminosa
Reprodução g1
A Polícia Militar orienta que denúncias sejam feitas através do Linha Verde, pelos telefones 2253 1177 ou 0300 253 1177 (interior do Estado, custo de ligação local), além do APP “Disque Denúncia RJ”, disponível para celulares. O denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato.