Saquarema ganha sete Módulos Integrados de Segurança, fixados em pontos estratégicos da cidade
Nos módulos vão atuar 46 policiais militares, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Módulos Integrados de Segurança estão fixados em sete pontos estratégicos da cidade
Prefeitura de Saquarema/Divulgação
Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, ganhou sete Módulos Integrados de Segurança, que foram instalados em pontos estratégicos da cidade. Neles vão atuar 46 policiais militares, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
As unidades vão funcionar 24 horas por dia e prestarão apoio em diversas ocorrências. O cerco policial vai atuar principalmente contra roubo e furto de veículos.
Confira os pontos onde cada módulo está instalado:
Jaconé (dois módulos) – Um na Rua 47 e outro na rotatória da Rua 96
Raia – Próximo à Escola Municipal Margarida Rosa de Amorim
Itaúna – Trecho Bandeira Azul
Estrada do Tingui
Entrada de Vilatur
Estrada de Latino Melo
Os policiais militares vão trabalhar de forma integrada às demais forças de segurança da cidade, como a Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas, Defesa Civil, Salvamar e agentes de trânsito.
“O objetivo dessa expansão é que, após monitoramento e estudo, vimos o crescente número de roubo de veículos na cidade, tendo como rota de fuga as vias no sentido Maricá. Diante disso, também estamos estabelecendo integração com o sistema de videomonitoramento da cidade de Maricá, para trocarmos informações, alcançarmos maior êxito nas resoluções de crimes e proporcionar maior sensação de segurança à população. Além das rondas e patrulhamentos que já realizamos constantemente, os moradores terão essas unidades fixas de segurança para apoio em diversas ocorrências”, afirmou o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade.
Os Módulos
Os Módulos Integrados de Segurança são construídos em sistema de contêineres climatizados e funcionam 24 horas
Prefeitura de Saquarema/Divulgação
Os Módulos Integrados de Segurança são construídos em sistema de contêineres climatizados e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.
As unidades têm ligação direta com as viaturas, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública e o Centro Integrado de Operações e Controle, inaugurado há dois anos e responsável pelo monitoramento das 260 câmeras existentes nas principais vias da cidade, além de outras centenas instaladas nas escolas e órgãos públicos.
A Prefeituira de Saquarema explica que o Proeis, iniciado em fevereiro de 2020 na cidade, tem apresentado bons resultados desde sua implantação.
“O programa permite que a Prefeitura contrate policiais em dias de folga para trabalhar no município. Com isso, até 50 agentes podem ser utilizados, por dia, no reforço à segurança. Além dos PMs, o PROEIS Saquarema conta com rondas e patrulhas, através de viaturas e motos. As ordens de serviço são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, que faz a gerência do programa na cidade”, divulgou o município.