Notícias

Região dos Lagos

Rio Bonito realiza pesquisa para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Formulário de apenas 10 perguntas pode ser respondido de forma online. Objetivo é conhecer os hábitos da população nos deslocamentos e os modos de transporte utilizados. Rio Bonito realiza pesquisa para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Prefeitura de Rio Bonito
A secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Rio Bonito (RJ) está realizando uma pesquisa online para conhecer os hábitos da população nos deslocamentos e os modos de transporte utilizados para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Municipal.
Segundo a Prefeitura, é necessária a participação de todos os moradores e qualquer pessoa pode participar esboçando a opinião. Todo o processo é bem rápido e leva apenas cinco minutos respondendo às 10 perguntas.
Para participar, é necessário responder as perguntas do questionário disponível no formulário on-line.
A Prefeitura esclarece que são perguntas simples, como, por exemplo, se a pessoa possui alguma deficiência para locomoção; qual a classificação em relação ao município; em que bairro mora; se possui veículo; que transporte utiliza para ir para o trabalho/escola; com que frequência se desloca para ir ao trabalho; em que período do dia trabalha/estuda; quanto tempo gasta no deslocamento para o trabalho/estudo; se faz o deslocamento a pé; ou se faz deslocamentos de bicicleta.
Plano de Mobilidade Urbana
A Lei Federal 12.587, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, exige que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem os seus planos de mobilidade.
O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo.
O objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos estejam de acordo com a visão da cidade. Para se tornar um elemento eficaz na qualificação da mobilidade urbana, as ações devem ser executáveis, considerando a cultura local e as possibilidades de investimento e financiamento.
A secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação tem a finalidade de contribuir com a construção de uma cidade mais eficiente, gerando qualidade de vida para a população.
A pesquisa faz parte da primeira etapa do estudo que fará o levantamento da situação de identificação dos problemas de mobilidade urbana no município. Após esta etapa fará um diagnóstico e a consolidação, que consiste na elaboração do plano de mobilidade urbana no município.

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj