Notícias

Região dos Lagos

Projeto Novos Mestres oferece cursos gratuitos de Mecânica e Carpintaria Naval em Araruama

Em Araruama, cursos começam no próximo sábado (27) e as inscrições para pescadores da Região dos Lagos podem ser feitas pelo telefone. Em Cabo Frio, aulas já começaram, mas as inscrições seguem abertas. Comunidade pesqueira na Região dos Lagos tem a oportunidade de aprender, gratuitamente, Mecânica e Carpintaria Naval
Instituto Onda Azul/Divulgação
O projeto Novos Mestres está com inscrições abertas para pescadores da Região dos Lagos que desejam aprender Mecânica e Carpintaria Naval. Os cursos, totalmente gratuitos, vão ocorrer na Colônia de Pescadores Z28, localizada na Rua Cavalcante 70, no bairro Areal, na cidade de Araruama.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (22) 98805-4035, com atendimento realizado por um mobilizador local.
As aulas já começam no próximo sábado (27), com ensinamentos teóricos e práticos.
“Os cursos, que serão totalmente gratuitos, darão início a uma importante etapa na capacitação de profissional das comunidades de pescadores, trazendo conhecimento, emprego e renda para população”, divulga o Instituto Onda Azul, que é responsável pelo projeto e conta com o apoio do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
O Instituto ressalta que a realização das aulas é um marco na expansão do Projeto Educação Ambiental, que faz parte do Novos Mestres.
Sobre a dinâmica das aulas
Cursos de Mecânica e Carpintaria Naval são oferecidos pelo Instituto Onda Azul, por meio do Projeto Novos Mestres
Instituto Onda Azul/Divulgação
As aulas de serão realizadas todos os sábados e quintas, começando com Mecânica Naval na parte da manhã, das 8h às 12h, e Carpintaria Naval na parte da tarde, das 13h às 17h.
Todos os alunos, ao final do curso, receberão um certificado do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
“Fico empolgada e feliz que nós vamos começar as nossas aulas e eu espero que a gente consiga avançar nesse projeto, deixar para essa classe de pescadores e para as gerações futuras um legado. Esperamos alcançar o desejado pelo Instituto Onda Azul”, disse a monitora do Projeto Novos Mestres em Araruama, Lizieth Araújo.
Aulas em Cabo Frio
A oportunidade também chegou para Cabo Frio. As aulas começaram no dia 13 de janeiro, mas as inscrições continuam abertas, bastando entrar em contato com o monitor local pelo telefone (22) 99959-2922.
Na cidade, as aulas de Carpintaria Naval são realizadas aos sábados, das 8h às 17h, e de Mecânica Naval às quartas, no mesmo horário.
Com o início das aulas em Araruama, o Instituto Onda Azul, através do Novos Mestres, alcança mais uma comunidade no objetivo de levar conhecimento profissionalizante, emprego e renda.
O projeto Novos Mestres, desde o início do segundo semestre de 2023, já beneficiou dezenas de pessoas, criando um elo entre a tradição e a valorização do ofício da pesca, gerando emprego e renda.
“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ”, explica o Instituto.

botão de play

No Ar

NIGHT SONGS
Produção Eduardo Dj