Notícias

Região dos Lagos

Mutirões de combate ao Aedes aegypti em Macaé chegam aos bairros Aroeira, Barra de Macaé e Córrego do Ouro

Agentes de endemias visitam casas e comércio das regiões desta quarta (24) até sexta-feira (26). Carro fumacê também será utilizado em Barra de Macaé, Lagomar, Aroeira e Engenho da Praia. Mutirão contra a dengue em Macaé percorre bairros da cidade nesta semana
Moisés Bruno/Prefeitura de Macaé
Os bairros Aroeira, Barra de Macaé e Córrego do Ouro, em Macaé, no Norte Fluminense, recebem os mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti desta quarta-feira (24) até sexta-feira (26).
A ação de combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya é realizada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria Municipal de Saúde.
Os agentes de endemias também fazem um trabalho educativo para orientar a população sobre como prevenir a proliferação do mosquito. A equipe visita tanto residências quanto endereços comerciais fazendo o tratamento químico e mecânico. Há verificação de caixas d ‘água, cisternas, pratinhos de plantas e demais depósitos que possam acumular água.
Carro fumacê
Nesta semana o carro fumacê estará fazendo a pulverização em pontos estratégicos como borracharias, canteiros de obras, cemitérios, empresas e órgãos públicos.
O trabalho ocorre sempre em dois horários: às 5h e 18h.
Cronograma do fumacê nesta semana:
Quarta-feira (24) – Barra de Macaé e Lagomar
Quinta-feira (25) – Aroeira e Lagomar
Sexta-feira (26) – Lagomar e Engenho da Praia
Trabalho educativo
Nesta quarta (24), em uma Tenda Informativa da Cevas, agentes de endemias orientam os moradores sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O atendimento na tenda ocorre nos bairros Aroeira, na Praça do Jardim Santo Antônio (próximo ao campo sintético), e na Barra de Macaé, na Praça dos Navegantes.
No local há distribuição de folhetos sobre a importância da vistoria semanal nas residências para evitar a proliferação do mosquito, como também o registro de reclamações.
“Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461”, divulgou o município.
Capacitação dos agentes
A Prefeitura explica que os agentes de endemias estarão participando de um curso de Atualização de uso de novo larvicida para o combate ao Aedes aegypti. O treinamento será, nesta quinta (25) e sexta (26), ministrado no auditório do Hospital São João Batista, a partir das 8h30.
O novo larvicida começará a ser aplicado no mês de maio.

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj