Notícias

Região dos Lagos

Mutirão contra a dengue percorre 11 bairros de Macaé, no RJ

Mobilização começou nesta terça-feira (16) e segue até sexta (19) com inspeção e trabalho educativo. Mutirão contra a dengue em Macaé percorre onze bairros da cidade nesta semana
Moisés Bruno/Prefeitura de Macaé
A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) de Macaé, no Norte Fluminense, começou, nesta terça-feira (16), um mutirão contra a dengue em onze pontos da cidade e no distrito da Região Serrana.
O trabalho segue até a próxima sexta-feira (19) e faz parte da campanha “Tem Aedes por aí?”.
A mobilização dos agentes tem como objetivo combater e controlar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Mutirão dos agentes de endemias começou nesta terça em Macaé
Moisés Bruno/Prefeitura de Macaé
Serão percorridos os bairros Cajueiros, Morro de São Jorge, Nova Malvinas, Visconde, Riviera Fluminense, Praia Campista, Nova Holanda, Parque Aeroporto, Jardim Franco, Lagomar e Córrego do Ouro. Os bairros Lagomar, São José do Barreto e Barra também recebem os agentes.
Entre os pontos estratégicos vistoriados estão borracharia, ferro velho, órgãos públicos e privados.
O trabalho envolve ainda vistoria nas residências, comércios e terrenos baldios com o objetivo de detectar recipientes com água parada que possam servir de criadouros do mosquito.
“É fundamental o envolvimento da população no cuidado com suas casas. Todos devem ficar atentos às orientações feitas pelos agentes de endemias, vistoriando os pratinhos de planta, garrafas, e qualquer outro objeto que possa acumular água parada”, afirma o coordenador da Cevas, Luan Campos.
Trabalho educativo
Além do trabalho de campo nos bairros, a Cevas começou, na última semana, uma campanha de Educação em Saúde em locais de grande circulação da cidade.
Nesta quarta-feira (17) a equipe estará no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, com orientação sobre arboviroses, distribuição de material informativo, registro de reclamação ou denúncia e cadastro para castração.
Já na sexta-feira (19), o mesmo trabalho será feito no Pronto Socorro Municipal, no bairro Imbetiba.
Solicitações e denúncias podem ser informadas à Cevas, que funciona na Rua Vereador Manoel Braga, 425, no Centro. Outros contatos são o e-mail cevas@macae.rj.gov.br, o Disque Dengue 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

botão de play

No Ar

NIGHT SONGS
Produção Eduardo Dj