Notícias

Região dos Lagos

Mesas interativas ampliam presença da tecnologia nas escolas

Ferramentas chegam nas unidades municipais integrando o uso de novas tecnologias e ampliando a inclusão digital dos alunos. Poder aprender brincando, essa é uma das propostas das mesas interativas, equipamento com aplicativos de fácil interação que chega às escolas municipais para contribuir com a prática pedagógica.
Além de integrar o uso de novas tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem, a ferramenta atua para a inclusão digital dos alunos, sendo um estímulo à criatividade, raciocínio lógico e, até coordenação motora.
Mesa interativa
Divulgação
A medida é mais uma das que estão sendo adotadas para aprimorar a qualidade do ensino público de Macaé. As mesas com conexão Wifi colocam tecnologia e inovação no dia dos alunos. Permitindo o desenvolvimento de novas habilidades.
“É muito importante essa oferta de novos recursos e ferramentas para impulsionar essa relação de aprender com o mundo digital e virtual. Também é possível inserir novos conteúdos preparados pela própria rede, colaborando cada vez mais com o aprendizado, o universo da robótica e a inclusão”, aponta Luemy Ávila, do Programa #Inovareaprender e Designer Educacional.
Mesa interativa
Divulgação
A novidade já conquistou alunos como Bárbara Nunes, estudante da Escola Municipal Eda Daflon. “Está sendo muito divertido. Já mexi em vários jogos e um dos que mais gostei é um sobre coleta seletiva”, revela.
Na escola, as atividades são conduzidas pela professora de Robótica, Gilmara Santos, que aponta os benefícios da ferramenta. “É mais uma possibilidade para o aluno estar integrando o conhecimento e que também ajuda para o uso e desenvolvimento do pensamento computacional”, explica.
Mesa interativa
Divulgação
As mesas interativas são voltadas para alunos com até 10 anos de idade e também contam com atividades inclusivas, contribuindo para o trabalho realizado nas salas de recursos junto aos alunos com necessidades especiais, como ressalta a diretora do Eda Daflon, Rosely Dal Bello.
“Para nós está sendo muito valioso poder contar com essa ferramenta, principalmente por permitir que estudantes, incluindo os do Atendimento Educacional Especializado (AEE) tenham essa evolução no seu aprendizado dentro dessa era da tecnologia, ampliando também as possibilidades de trabalho pelos profissionais que atuam nesta área”, conclui.

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj