Maricá Celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano
Município possui uma sala de apoio à amamentação no Centro Materno Infantil, além de um projeto para colaboradoras e pacientes no Hospital Conde Modesto Leal. Doação do Leite Humano
Divulgação
Neste domingo (19) é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A Secretaria de Saúde de Maricá, na Região dos Lagos destaca a importância dos serviços municipais que fortalecem o aleitamento materno e promovem o bem-estar de mães e bebês. Segundo a Prefeitura da cidade a sala de apoio à amamentação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Materno Infantil, oferecendo orientação às mulheres com dúvidas ou dificuldades relacionadas à amamentação.
No Hospital Conde Modesto Leal, no Centro de Maricá, há uma sala de apoio à mulher que amamenta, voltada a colaboradoras e pacientes, onde é desenvolvido o projeto Gotas de Amor. A iniciativa consiste em uma sala de apoio à mulher que amamenta, garantindo a coleta e armazenamento do leite que será transportado ao Hospital Antônio Pedro para doação. O espaço é direcionado a colaboradoras que voltaram da licença-maternidade e precisam retirar o leite materno ou amamentar o bebê no local. As pacientes internadas no hospital também podem utilizar os serviços da sala.
Amamentação
Divulgação
A equipe da sala de apoio do Centro Materno Infantil também realiza a coleta de leite materno. O leite obtido é transportado para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, que encaminha o material para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas mães e estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais da região.
Vale ressaltar que a coleta é realizada na residência mediante agendamento prévio, feito através de mensagem pelo WhatsApp (21) 2637-3395.
A coordenadora de Nutrição da unidade hospitalar, Domênica Panno, afirma: “A felicidade é imensa em poder proporcionar esse espaço dentro da unidade. Nele, a mulher pode esvaziar as mamas e armazenar seu leite em frascos previamente esterilizados, com conforto, privacidade e segurança. Em outro momento, esse leite será oferecido ao filho ou poderá ser doado, contando com todo o suporte da sala de apoio à amamentação do Centro Materno Infantil”.