Maio Laranja: Cabo Frio tem ações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Programação contará com caminhadas, palestras e outras atividades. violência infantil
G1
A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secria), está promovendo uma série de ações dedicadas à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em alusão à campanha do “Maio Laranja”.
Com o lema “Diga Não ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a ação busca envolver a comunidade em iniciativas que visam prevenir e denunciar esses crimes hediondos.
A programação conta com a atuação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) sob a ótica da exploração sexual de crianças e adolescentes, além de incluir atividades como caminhadas, palestras e capacitações organizadas pela Secria em parceria com outras secretarias municipais e entidades locais.
O Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Criança e Adolescente abre a programação no dia 17 de maio, das 13h30 às 17h, na sala do Tribunal do Júri, no Fórum da Comarca de Cabo Frio, localizado à Rua Ministro Gama Filho, no Braga.
A atividade é uma iniciativa da Secria por meio do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidados e de Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
O tema será “A Lei n° 13.431/2017 e o Decreto n° 9.603/2018 – Tecendo Redes no Fluxograma de Atendimento à Criança ou Adolescente Vítimas de Violência” e vai discutir Revelação Espontânea, Escuta Especializada e o Depoimento Especial.
Entre os destaques da agenda estão a realização de duas caminhadas por vias principais do 1° e 2° distritos, que contarão com a participação de equipamentos da Secria, do Peti.
Além do Acolhimento Institucional Casa da Criança, do Serviço Família Acolhedora, Conselhos Tutelares e Coordenadoria-Geral da Criança e do Adolescente em Tamoios e a participação de organizações sociais civis e demais secretarias parceiras.
A 1ª caminhada ocorrerá no 1° Distrito, dia 20 de maio, na segunda-feira, com concentração na orla da Praia do Forte (altura da Avenida Nilo Peçanha) às 14h, seguindo em direção à Praça Porto Rocha a partir das 15h:00, onde será finalizada
A 2ª caminhada ocorrerá no 2º Distrito, dia 22 de maio, na quarta-feira, com concentração no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, às 14h
Nos dias 23 e 24 de maio, será realizada uma capacitação de Conselheiros Tutelares na Universidade Estácio de Sá, no 1° Distrito de Cabo Frio, com foco na utilização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA).
A capacitação contemplará também Conselheiros Tutelares de outras cidades da Região dos Lagos, como Iguaba Grande.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) também estará com atividades. Confira abaixo a programação:
Cras Jardim, 16 de maio, das 14h às 16h (todas idades)
Cras Central, 29 de maio, das 14h às 16h (crianças e adolescentes)
Cras Jacaré, 24 de maio, das 14h às 16h (crianças e adolescentes)
Cras Monte Alegre, 6 de junho, das 14h às 16h (crianças e adolescentes)
Cras Praia do Siqueira, 29 de maio, das 10h as 11h (crianças e adolescentes)
Cras Maria Joaquina, 6 de junho, das 10h a 12h (todas as idades)
Cras Manoel Corrêa, 16 de maio, das 10h às 12h (todas as idades)