Notícias

Região dos Lagos

Festival Macaense de Foguetes é adiado; inscrições são prorrogadas para estudantes de Macaé e região

Evento será realizado no dia 10 de maio na Cidade Universitária. Inscrições podem ser feitas pela internet. O festival de foguetes em Macaé desperta o interesse dos jovens pelas ciências exatas e da terra
Bruno Moisés/Prefeitura de Macaé
O III Festival Macaense de Foguetes (FEMAFOG) foi adiado e será realizado no dia 10 de maio, na Cidade Universitária em Macaé, no Norte Flumimense. Com o adiamento, a Prefeitura também prorrogou as inscrições, que podem ser feitas até o dia 1º de maio, mesmo prazo de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
O objetivo do evento é atrair novos talentos para as Ciências Exatas e da Terra, estimular o trabalho em equipe, bem como o interesse pela Astronáutica, Astronomia, Física e Engenharias.
Podem se inscrever estudantes do Ensino Fundamental 2 e Médio, das redes pública e privada de Macaé e região.
Inscrições
Professores podem inscrever alunos interessados em participar do Festival Macaense de Foguetes
Bruno Moisés/Prefeitura de Macaé
A Prefeitura reforça que são os professores os responsáveis pela inscrição dos alunos tanto no FEMAFOG, que é um evento local, quanto na MOBFOG, que é o evento nacional. O processo de inscrição pode ser feito pela internet em link disponível no site do evento.
Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail secretaria.femafog@gmail.com
Quanto à premiação, o Festival Macaense de Foguetes tem premiação própria, com troféus personalizados para as equipes que conseguem o primeiro, segundo e terceiro lugares em alcance horizontal.
A Prefeitura explica participar do FEMAFOG é importante porque as equipes podem utilizar esse mesmo alcance do foguete construído para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
A professora de Física, Nicolle Coutinho, explica sobre a prova.
“O alcance horizontal é a distância entre o ponto de lançamento e o ponto onde o foguete cai. Muitos estudantes ficam preocupados com a altura que o foguete vai chegar, mas não é isso que importa para essas duas competições”, esclarece.
O evento é organizado pelo Grupo de Engenharia e Sistemas Aeroespaciais de Macaé (GESAM – UFRJ) anualmente, desde 2022, e, este ano, contará com o apoio do IFF Rockets, equipe de foguetes modelos de Cabo Frio.

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj