Festival ‘Baixada Animada’ chega a Búzios com sessões gratuitas de cinema de animação
Evento está na 17ª edição e chega a cidade da Região dos Lagos do Rio pela primeira vez. Filmes serão exibidos no Gran Cine Bardot nesta sexta-feira (8) e no sábado (9). Público de Búzios poderá conferir gratuitamente a 17ª edição do Cinema de Animação – Baixada Animada
Divulgação
A 17ª edição da Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação – Baixada Animada sai da casa onde nasceu, a Baixada Fluminense, para chegar, pela primeira vez, a cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio.
O evento vai oferecer sessões gratuitas para o público no Gran Cine Bardot nesta sexta-feira (8) e no sábado (9).
O público poderá conferir o que há de melhor e mais recente na produção audiovisual de animação.
Festival vai apresentar o que há de melhor e mais recente na produção audiovisual de animação
Divulgação
Provando a força da atual produção do cinema nacional, a curadoria selecionou para o balneário três longas-metragens animados com classificação livre. Dois deles passaram recentemente pelo circuito comercial. Confira abaixo informações sobre os filmes e trailers:
‘Bizarros Peixes das Fossas Abissais’
Um dos destaques é “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (2023), de Marcelo Marão, que será exibido dia 8, às 14h. O filme narra uma jornada inusitada pelas profundezas do oceano de uma mulher com superpoderes estranhos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência de chuva. A sessão contará com a presença do diretor que, após a exibição, irá ministrar uma oficina gratuita de flipbook para o público presente.
‘Teca e Tuti – Uma Noite na Biblioteca’
Também no dia 8, pela manhã, às 9h30, acontece a sessão de “Teca e Tuti – Uma Noite na Biblioteca”, de Eduardo Perdido, Tiago M. A. Lima, Diego M. Doimo. No longa, a pequena traça de roupa, Teca, vive com sua família e seu ácaro de estimação em uma caixa de costura. O que eles mais amam é comer papel, mas quando Teca aprende a ler, ela percebe que livros não devem ser comidos.
‘Brichos 3 – Megavirus’
Fechando a programação, no dia 9, às 15h, é a vez de “Brichos 3 – Megavirus”, de Paulo Munhoz, que conta a história de Thales e seus amigos, que precisam salvar os moradores da Vila dos Brichos de um vírus biodigital que invade a mente das pessoas. Para completar, o Baixada Animada também vai promover sessões especiais para alunos da rede pública de ensino.
A 17ª edição do Festival Baixada Animada está na estrada desde setembro. Búzios será a décima cidade a ser visitada pelo evento, que acaba dia 28 de novembro, após passar por treze cidades de várias regiões do Estado do Rio de Janeiro.
As próximas paradas são: São João de Meriti, Nova Friburgo e Paraty.
“Para mim, é uma alegria ver o Baixada Animada crescendo e expandindo suas fronteiras. Sinto que estamos cumprindo de maneira efetiva nosso papel de difundir o cinema de animação, proporcionando ao público a oportunidade de explorar narrativas criativas e visuais únicas que, de outra forma, não teriam acesso. Isso enriquece as culturas locais, estimula a imaginação e abre novas perspectivas, especialmente para aqueles que, por diversas razões, não conseguem se conectar com esse tipo de arte em suas comunidades,” comemora Flavio Machado, idealizador do evento.
A 17ª edição do Baixada Animada conta com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através de Lei Paulo Gustavo.
Serviço:
Evento: 17ª edição da Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação – Baixada Animada
Local: Gran Cine Bardot (Tv. dos Pescadores, 88 – Centro, Búzios – RJ)
Data: dias 8 e 9 de novembro
Horários: 9h30 e 14h (dia 8); 15h (dia 9)
Preço: Entrada franca
Classificação Etária: Livre