Notícias

Região dos Lagos

‘Expedição Rio’ faz um giro pelos sons e ritmos que agitam o estado

Quarta temporada termina neste sábado (22). ‘Expedição Rio’ faz um giro pelos sons e ritmos que agitam o estado
Entre viagens, paisagens, sabores e muitas aventuras, a 4ª temporada do Expedição Rio se despede neste sábado (22) com os ritmos que embalam o estado.
É em Silva Jardim, mais precisamente em Aldeia Velha, que a aventura começa. O distrito é um paraíso ecológico ainda pouco conhecido, cercado pelas maravilhas da Mata Atlântica, com trilhas, passeios e muitas cachoeiras, que tem reunido centenas de amantes do forró, todos os anos, às margens do rio.
Desde a década de 80, muitas gerações de artistas passaram pelo Centro Cultural Donana, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Entre eles, O Rappa, Cidade Negra e outros que levam esse nome por onde vão. E é no berço do reggae no Brasil que Dani Dias conhece o cantor e compositor Dida Nascimento, uma ‘lenda’ da Baixada, com mais de 60 anos de carreira, que conta a história do gênero que se tornou símbolo de resistência.
Saindo da Baixada para a Zona Oeste do Rio de Janeiro, a dupla de apresentadores vai à casa de uma família que criou um projeto para resgate da cultura negra através do samba, o Centro de Cultura Negra Fruta do Pé, em Inhoaíba, que oferece aulas de percussão, samba no pé e capoeira, e é conhecido como um lugar de acolhimento, pertencimento e identificação.
A Região Turística do Vale do Café, em Valença, reúne diversas atividades, mas é um ritmo em especial que embala a cidade de Conservatória: a seresta. Alexandre e Dani conhecem um dos músicos mais antigos da cidade, Edgar Carielo Vilela, que conta que a música sempre fez parte da história do distrito.
Com o sonho de ser um super-herói, o DJ Naudão se tornou uma figura importante em Queimados. Tocando gospel e com uma fantasia cheia de luzes de LED, ele conta como tem levado tanto o público evangélico quanto de outras religiões para se divertirem.
Tombado como Patrimônio Imaterial do Rio, o “Baile das Antigas” não estaria de fora. No bairro do Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, ao som do funk melody, que é uma mistura do soul americano com as tradicionais batidas do funk carioca, Ale e Dani caem no passinho.
E depois eles caem… de paraquedas!

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj