Notícias

Região dos Lagos

Curso on-line e gratuito da Fundação Roberto Marinho abre inscrições para quem deseja fazer a prova do Encceja

Preparatório do curso Seja é gratuito. Podem participar jovens e adultos que estão fora da escola e desejam fazer o exame do Encceja, que emite certificado de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio. O curso Seja, que é on-line e gratuito, da Fundação Roberto Marinho, está com inscrições abertas, desde esta terça-feira (21), para preparar jovens e adultos que estão foram da escola e vão fazer a prova do Encceja, que é o Exame para Certificação de Jovens e Adultos.
Quem faz a prova do Encceja tem a chance de obter, por meio de uma prova, o certificado de conclusão tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio. A prova será no dia 26 de agosto, e é aplicada em todo o país.
Para certificação do Ensino Fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já a certificação do Ensino Médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.
Para participar de uma das turmas do curso Seja na internet, basta acessar o link: https://telecurso.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/solucao/seja.
Na página, os estudantes terão informações sobre o passo a passo para a inscrição e acesso ao Google Sala de Aula (Google Classroom), que é plataforma utilizada para as aulas.
Cada turma possui um código único, que identifica o nível de ensino (Ensino Fundamental ou Ensino Médio).
“Podem fazer a prova jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive as pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada”, lembra a Fundação.
As inscrições para a prova do Encceja começam no dia 21 de maio e vão até
Cronograma:
19 de fevereiro: abertura das inscrições do SEJA​
21 de maio a 1º de junho: Inscrições do Encceja​
26 de agosto: provas do Encceja​
07 de setembro: divulgação do gabarito​
21 de dezembro: resultados
O projeto permite aos alunos ampliar os conhecimentos em diversas disciplinas.
“A proposta do curso preparatório on-line Seja é dar suporte pedagógico e preparatório para quem quer concluir a educação básica. A flexibilidade de poder acessar as aulas a qualquer momento, de acordo com o horário de cada um, faz toda a diferença. Além disso, a variedade de recursos disponíveis, como videoaulas, materiais de estudo e simulados, se confirma essencial para uma preparação abrangente”, ressalta Renan Carlos, diretor da Escola da Fundação Roberto Marinho.
O diretor explica ainda sobre o trabalho dos professores e interações possíveis ao longo do curso.
“A equipe de professores está sempre atenta às últimas atualizações no conteúdo do exame, tranquilizando os estudantes e os deixando mais preparados para os desafios que encontrarão. A interatividade proporcionada pelo curso, através de fóruns de discussão e sessões de dúvidas ao vivo, também é fundamental. É possível esclarecer dúvidas com os professores e trocar experiências entre os próprios estudantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo que os impulsiona ainda mais. Ao oferecer essa oportunidade, a Fundação Roberto Marinho investe nos jovens e adultos que ficaram excluídos no seu desenvolvimento educacional e contribui para a redução da desigualdade social no país”, disse.
A responsabilidade pela inscrição no Encceja é do estudante, e o certificado de conclusão é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Outras informações sobre o Encceja podem ser acessadas no site do Inep.

botão de play

No Ar

LG NA MADRUGADA
Produção Eduardo Dj