
O Benfica respondeu da melhor forma ao desastre da derrota deste quinta-feira diante do St. Gallen, a contar para a segunda pré-eliminatória da Liga Europa, com uma goleada diante do Belenenses, em mais um jogo de preparação para a época que aí vem.
Foi no Estádio da Luz com as bancadas muito vazias que se jogou um duelo de preparação que se tornou num passeio, mas teve alguns momentos de calafrios – e até de flashbacks – para os encarnados.
Num onze inicial que acabou por ser uma revolução do que se apresentou na competição europeia, desde o guarda-redes ao ponta de lança, com os jogadores chamados a intervir a serem os seguintes:
Samuel Soares, Amar Dedic, Tomás Araújo, Rui Silva, José Neto, Enzo Barrenechea, João Rego, Gonçalo Moreira, Gianluca Prestianni, Anísio Cabral e Franjo Ivanovic.
O jogo começou logo com uma investida da juventude, com José Neto a galgar até à grande área dos azuis do Restelo e assistir Anísio Cabral, que demonstra mais uma vez que gosta de marcar no Estádio da Luz, e logo aos dois minutos de jogo.
O Benfica conseguiu tomar conta das rédeas do encontro depois desse golo madrugador, mas viu uma equipa do Belenenses chegar com perigo em várias ocasiões à baliza defendida por Samuel Soares, que acabou por salvar em algumas ocasiões a vantagem encarnada.
Mas pouco depois da meia hora de jogo, o desastre voltou a acontecer, e tal como no jogo frente ao St. Gallen, um erro defensivo, desta feita do jovem central Rui Silva, acabou por deixar Bruninho com o golo à sua mercê, e o pupilo do Restelo não desperdiçou a oportunidade de empatar o encontro, para a alegria dos simpatizantes do clube de Belém que se deslocaram até ao Estádio da Luz.
Os adeptos do Benfica nem tiveram tempo para decidir se iriam vaiar ou apoiar a equipa, visto que poucos momentos depois, Amar Dedic foi derrubado na grande área e causou uma grande penalidade a favor das águias, que voaram para o 2-1 na partida pelo pé direito de Franjo Ivanovic, que não deu hipóteses da marca dos onze metros.
A partir daí, começou a construção da goleada, com Prestianni a fazer das suas ao minuto 45, ainda antes do intervalo, ao aproveitar uma desatenção da defesa do Belenenses para colocar a bola no fundo das redes adversárias.
Já no início da segunda parte, Jhon Durán entrou para render Anísio Cabral, e mostrou logo serviço desde o começo, com um golo assistido por Olívio Tomé, que deixou o esférico nos pés do colombiano, que só teve de encostar aos 55 minutos para o 4-1, com uma baliza escancarada.
Os contornos da goleada ficaram fechados com um bis de Gianluca Prestianni, que foi um dos principais destaques da equipa de Marco Silva e mostrou que poderá ser uma arma de fogo quando já puder ser chamado aos jogos competitivos.
As águias defrontam agora o St. Gallen para a segunda mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa, onde partem para o encontro com uma desvantagem de 2-1.
[Notícia atualizada às 20h04]
Confira as escolhas iniciais de Marco Silva e Gonçalo Brandão para os onzes do encontro entre o Benfica e o Belenenses, no Estádio da Luz, a contar para mais um encontro de pré-temporada.
Davide Rodrigues Araújo | 17:18 – 24/07/2026
Fonte: Notícias ao Minuto
