Notícias

Pop & Arte

‘Segredos de um escândalo’: história real de professora que estuprou aluno e depois se casou com ele inspirou filme

Quando abusos começaram, Mary Kay Letourneau tinha 34 anos e Vili Fualaau, 12. Após sete anos na prisão, ela reencontrou o jovem, com quem ficou casada por 14 anos. 5 filmes baseados em fatos indicados ao Oscar 2024
“Segredos de um escândalo” pode ter conseguido sua única indicação ao Oscar 2024 na categoria de melhor roteiro original, mas sua história é inspirada em um episódio real — e daqueles inacreditáveis se não fossem de verdade.
Oscar 2024: veja indicados
Com favoritos baseados em fatos, conheça 5 histórias por trás de filmes indicados
O roteiro da dupla estreante Samy Burch e Alex Mechanik não fala explicitamente, e muda nomes e até alguns detalhes, mas se inspira na vida de Mary Kay Letourneau (1962-2020), americana que foi condenada por estuprar um de seus alunos e que, depois de anos na prisão, se casou com ele.
Mary era professora, casada, com quatro filhos, e tinha 34 anos quando começou a dar aulas a Vili Fualaau, de 12, época na qual os abusos sexuais tiveram início.
Depois de descoberta, e enquanto aguardava a sentença, ela deu à luz a primeira filha com o jovem. Ao fazer um acordo com a promotoria, Letourneau conseguiu uma sentença de seis meses na prisão, desde que nunca mais entrasse em contato com Fualaau.
Livre após três meses, foi encontrada pela polícia com o jovem em um carro. Com isso, o juiz revogou o acordo e fez com que ela passasse mais de sete anos presa. Nesse período, teve uma segunda filha do jovem.
Letourneau foi solta em 2004. Um ano depois, os dois se casaram. Eles ficaram juntos por 14 anos até a separação em 2019. Em 2020, ela morreu de câncer.
Mary Kay Letourneau e Vili Fualaau em entrevista ao canal australiano 7NEWS
Reprodução/YouTube/7NEWS Spotlight
A versão do filme
O filme dirigido por Todd Haynes (“Carol”) uma atriz interpretada por Natalie Portman (“Cisne negro”) passa alguns dias com a mulher que vai interpretar em um filme (dentro do filme).
No caso, uma dona de casa “excêntrica” (Julianne Moore) que se envolveu com um jovem (Charles Melton) quando ele tinha 13 anos e depois se casou com ele.
Ou seja, o caso real fica mais no passado da trama e serve mais como contexto para a tensão entre o trio de protagonistas.
Há algumas diferenças, também. No filme, a mulher e o jovem se conheceram quando trabalhavam juntos em um pet shop. Ela nunca foi professora dele, mas Moore chega a repetir um pouco da língua levemente presa de Letourneau.
Julianne Moore e Charles Melton em cena de ‘Segredos de um escândalo’
Divulgação

botão de play

No Ar

NIGHT SONGS
Produção Eduardo Dj