Notícias

Pop & Arte

‘Se eles decidirem me matar, é porque somos incrivelmente fortes’, diz Navalny em documentário que ganhou o Oscar

Alexei Navalny era um dos principais opositores ao presidente russo Vladimir Putin e morreu nesta sexta-feira (16) em uma prisão na Rússia. Ainda não está claro se Navalny morreu ou foi assassinado. Sua mulher disse não acreditar totalmente que ele esteja morto. Não está claro se Navalny morreu ou foi assassinado
Pavel Golovkin/AP Photo/picture alliance
O principal opositor do governo russo morto nesta sexta-feira (16), Alexei Navalny, disse no documentário “Navalny”, ganhador do Oscar em 2023, que se a Rússia decidisse matá-lo, é porque seus apoiadores são fortes e incomodam o presidente Vladimir Putin.
“A minha mensagem na situação da minha morte é simples: não desistir. Escutem, tenho algo óbvio para dizer, vocês não podem desistir. Se eles decidirem me matar, é porque somos incrivelmente fortes”.
Ele também diz que seus apoiadores precisam usar a força, para não desistir, “para lembrar que temos poder, que somos oprimidos pelos maus. Não percebemos a força que temos. O necessário para o triunfo do mal é que os bons não façam nada. Então, não fiquem inativos”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Quando o Oscar foi anunciado, a esposa do opositor, Yulia Navalny, e a filha do casal, Yulia, receberam o prêmio ao lado do diretor do documentário, Daniel Roher. À época, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a vitória do filme mostrava “elementos de politização” em Hollywood.
O documentário, produzido pela CNN e lançado em 2022, conta a história de como Navalny se tornou um dos principais líderes da oposição russa, como supostamente tentaram assassiná-lo e quais foram as saídas para ele conquistar apoio da população.
Saiba quem foi Alexei Navalny
Morte de Navalny
Não está claro se Navalny morreu ou foi assassinado.
O Serviço Penitenciário Federal disse em comunicado que Navalny perdeu a consciência durante uma caminhada e passou mal. Segundo a agência russa Tass, o hospital que o atendeu tentou reanimá-lo por 30 minutos, sem sucesso.
SANDRA COHEN: Envenenado e depois confinado, Navalny parecia ter fim próximo
Os Estados Unidos e a União Europeia culparam o governo Putin pela morte. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou estar “profundamente entristecido e perturbado” pela morte e exigiu que a Rússia esclareça as circunstâncias do ocorrido.
A mulher de Navalny disse não acreditar totalmente na morte do marido.
Quem foi Alexei Navalny, principal opositor de Putin que morreu na prisão
LEIA TAMBÉM:
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, morre aos 47 anos na prisão
Estados Unidos e União Europeia culpam governo Putin pela morte de Navalny em prisão da Sibéria; Otan cobra explicações
Navalny, Prigozhin e Berezovsky: o destino trágico de opositores de Putin na Rússia

botão de play

No Ar

NIGHT SONGS
Produção Eduardo Dj