Sasha diz que é ‘nepo baby, sim’; entenda o que isso significa
Filha da apresentadora Xuxa lançou primeira coleção da sua marca, batizada de Mondepars, nesta segunda-feira (10). Sasha durante lançamento de marca de roupa em São Paulo em 10 de junho de 2024
Reprodução Instagram
Ao lançar sua própria marca de roupas, Sasha Meneghel não titubeou ao falar sobre os privilégios de ser filha de famosos — ela é fruto da relação da apresentadora Xuxa com o modelo Luciano Szafir.
“Olha, eu sou nepo baby, sim.”
Aos 25 anos e formada em moda nos Estados Unidos, ela apresentou a primeira coleção da sua marca, batizada de Mondepars, em um evento em São Paulo, nesta segunda-feira (10). “E eu quero dizer que eu sou A nepo baby, tá”, brincou ela.
No Brasil e no mundo, Sasha não é a única. Ela se junta a um time de peso como João Guilherme, José Felipe, Wanessa Camargo e Sandy e Júnior, só para citar alguns exemplos.
Ainda que não sejam mais crianças, eles um dia foram os “napo babies”. O termo, que já virou trend nas redes sociais e no noticiário internacional, vem da junção das palavras “nepotismo”, usada na política em casos de favorecimentos de parentes em cargos públicos; e babies, de bebês.
Ou seja: pessoas famosas e bem-sucedidas que são filhos ou parentes de outras pessoas famosas e bem-sucedidas, o que não é algo novo.
💭 Contexto… Em dezembro de 2022, a revista americana “Vulture” publicou um artigo intitulado “How a Nepo Baby Is Born” (como nasce um bebê nepo, em tradução do inglês). A revista “New York Magazine”, do mesmo grupo, também falou sobre o “nepo-baby boom de Hollywood” na época. Foi aí que a discussão começou a ganhar corpo.
❗Entenda! Como explicado por Sérgio Nogueira, professor de português, nepotismo vem do latim nepote, que significa “sobrinho”. A expressão remonta do século XV, quando alguns papas favoreciam seus parentes com cargos importantes.
😌 E, não custa ressaltar: é claro que, diferentemente do nepotismo político, não há nada de antiético ou mesmo ilegal em os pais famosos darem um empurrãozinho na carreira dos filhos.
Initial plugin text
Nepo babies gringos
Depois que a mídia internacional começou a falar sobre o assunto — ainda que não fosse, necessariamente, em tom de crítica —, famosos, filhos ou pais de outros famosos, se defenderam.
Gwyneth Paltrow, que é filha do diretor Bruce Paltrow e da atriz Blythe Danner, disse que o termo era feio ao falar sobre as expectativas de fãs sobre sua filha com o cantor Chris Martin. Apple é considerada uma “it girl”.
“Não há nada de errado em fazer ou querer fazer o que seus pais fazem”, disse ela.
O site criado por Gwyneth Paltrow foi alvo de polêmicas por promover terapias sem base científica
Reprodução/Instagram/Goop
Tom Hanks também criticou o termo, dizendo que isso é um negócio de família.
“Isso é o que temos feito desde sempre. É onde todos os nossos filhos cresceram. Se fôssemos uma empresa de fornecimento de encanamento ou se administrássemos a floricultura na mesma rua, toda a família estaria investindo tempo em algum momento, mesmo que fosse apenas o estoque no final do ano.”