Notícias

Pop & Arte

RETROSPECTIVA 2023 – Anitta exporta funk para gringos, mas volta ao topo com reggaeton

Música gravada pela ‘Girl from Rio’ com o rapper mexicano Peso Pluma, ‘Bellakeo’ explode em dezembro e se torna o segundo grande sucesso internacional da artista. Anitta e Peso Pluma no clipe do reggaeton ‘Bellakeo’, lançado em 7 de dezembro
Reprodução / Instagram / Anitta
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Anitta termina 2023 de volta ao Top 10 global da plataforma Spotify. Desta vez, na companhia do rapper mexicano Peso Pluma, com quem gravou o reggaeton Bellakeo (Peso Pluma, Mario Cáceres, Jorge Alberto Erazo, Juan Diego Medina, Angel Sandoval, Juan Daniel Arias e Omar Jose Pulido Vicari, 2023).
Apresentado em single lançado em 7 de dezembro, o reggaeton foi gravado para a discografia de Peso Pluma – nome em evidência no universo pop latino – e nem fez tanto sucesso no Brasil, mas galgou posições no mercado latino de língua hispânica e ontem, 29 de dezembro, já ocupava o oitavo lugar no Top 10 Global do Spotify.
A escalada de Bellakeo obviamente contribui para dar (mais) visibilidade a Anitta nesse mercado e beneficia a artista carioca, mas é curioso que o segundo grande sucesso internacional de Anitta seja outro reggaeton, assim como Envolver (Anitta, Julio M Gonzales Tavarez, Freddy Montalvoe e José Carlos Cruz, 2021), música que explodiu em 2022 via TikTok e chegou ao topo das paradas em 25 de março daquele ano.
É que a girl from Rio tentou reposicionar a imagem no mercado de música latina ao longo de 2023, enfatizando a origem carioca, a ligação com o funk brasileiro e a estética das comunidades.
Em essência, Anitta vem filtrando a cultura musical da favela pelos códigos do pop gringo. A estratégia ficou clara com a edição do disco Funk generation – A favela love story, lançado em 17 de agosto com três músicas do ainda inédito sexto álbum de estúdio de Anita.
Uma delas – Funk rave (Anitta, Diplo, Gabriel do Borel, Márcio Arantes e Nathalie Redondo, 2023), apresentada previamente em single lançado em 22 de junho – rendeu a Anitta no VMA 2023, em 12 de setembro, o segundo prêmio consecutivo de Melhor clipe de música latina.
Contudo, como mostra a escalada de Bellakeo ao apagar das luzes de 2023, é mais com o reggaeton do que com o funk que Anitta tem feito história além das fronteiras do Brasil.
Acompanhe a RETROSPECTIVA 2023 do Blog do Mauro Ferreira:
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Brasil perde Rita Lee, João Donato, Leny Andrade, Carlos Lyra e outros gigantes da música
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Festivais dominam calendário de shows e consagram astros brasileiros
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Cedo ou tarde, bandas voltam para dizer adeus em ano marcado pelo reencontro apoteótico dos Titãs
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Ana Frango Elétrico orquestra amadurecimento precoce com o terceiro álbum
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Tributos a Gal Costa tentam amenizar a saudade da cantora no nicho da MPB
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Dori Caymmi, Edu Lobo e Marcos Valle festejam 80 anos com discrição
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Ludmilla coroa (outro) ano consagrador com nome em lista de artistas emergentes no mercado latino
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Luísa Sonza experimenta a bossa e a fossa com a controvertida canção ‘Chico’
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Dez álbuns de artistas brasileiros que sobressaíram ao longo do ano
♪ RETROSPECTIVA 2023 – Jão lança o melhor álbum da carreira, anuncia ‘SuperTurnê’ e canta com Roberto Carlos