Notícias

Pop & Arte

‘Retratos fantasmas’ fica de fora de disputa do Oscar 2024

Filme brasileiro podia concorrer nas categorias de melhor filme internacional e melhor documentário. Academia americana divulgou pré-listas da premiação nesta quinta (21). Imagem em ‘Retratos fantasmas’
Divulgação
O filme brasileiro “Retratos fantasmas” está fora da disputa ao Oscar 2024 na categoria de melhor filme internacional. Ele tinha sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar representar o país na premiação americana.
ENTREVISTA: Kleber Mendonça Filho fala sobre ‘Retratos fantasmas’ e ‘filmes de boneco’
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta quinta-feira (21) a lista com quinze pré-indicados na categoria, sem o longa de Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”). Veja quem segue na disputa:
‘Amerikatsi’ – Armênia
‘The Monk and the Gun’ – Butão
‘Bastarden’ – Dinamarca
‘Folhas de Outono’ – Finlândia
‘O sabor da vida’ – França
‘Das Lehrerzimmer’ – Alemanha
‘Terra de Deus’ – Islândia
‘Io capitano’ – Itália
‘Perfect days’ – Japão
‘Totem’ – México
‘Kadib Abyad’ – Marrocos
‘A Sociedade da Neve’ – Espanha
‘As 4 Filhas de Olfa’ – Tunísia
’20 Days in Mariupol’ – Ucrânia
‘Zona de Interesse’ – Inglaterra
“Retratos fantasmas” ainda era elegível na categoria de melhor documentário, mas também não entrou para a pré-lista.
A última indicação do Brasil a melhor filme internacional do Oscar aconteceu em 1999, quando a categoria ainda chamava melhor filme estrangeiro, com “Central do Brasil”.
Desde então, o país só conseguiu entrar para a pré-lista uma vez, em 2008, com “O ano em que meus pais saíram de férias”.
O Oscar 2024 acontece em 10 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Além de melhor filme estrangeiro e melhor documentário, a Academia americana anunciou pré-listas para outras oito categorias.
“Barbie”, a maior bilheteria de 2023, conseguiu colocar três de suas músicas (“What was I made for?”, de Billie Eilish, “Dance the night”, de Dua Lipa, e “I’m just Ken”, de Mark Ronson e Andrew Wyatt) entre as pré-indicadas a melhor canção original.

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj