Notícias

Pop & Arte

Página falsa anuncia ‘ingressos’ para show esgotado de Caetano e Bethânia em SP

Site ‘Aos fatos’ afirma que o link chegou a aparecer entre os patrocinados na busca do Google, acima do endereço oficial de venda dos ingressos. Reclame Aqui também registra queixas. Maria Bethânia e Caetano Veloso em foto de divulgação da turnê conjunta
Divulgação
Uma página falsa anunciava na noite da última quarta-feira (20) supostos ingressos para o show esgotado de Caetano Veloso e Maria Bethânia que acontecerá no dia 14 de dezembro, em São Paulo.
O site aparecia nos resultados na busca do Google por “ingressos Caetano e Bethânia” por volta das 21h e, durante o dia, chegou a figurar entre os anúncios da plataforma (links patrocinados), acima do endereço da página oficial de vendas, a Ticketmaster Brasil, conforme reportou o site “Aos fatos”.
Procurado pelo g1, o Google não deu detalhes do site falso que aparecia em seu buscador, mas disse que “age imediatamente” quando identifica “violação às políticas da empresa” (leia o posicionamento).
A Ticketmaster Brasil disse que denuncia sites suspeitos usando o seu nome. “Ranking de aparição das buscas ou a promoção destes links é algo que não controlamos”, completou (leia abaixo).
Consumidores deixaram relatos sobre o site falso no “Reclame Aqui”, que reúne queixas contra empresas. “Procurei no Google por ingresso Caetano e Bethânia e o primeiro endereço localizado foi o caetanoebethania-ticketmaster.com”, descreveu um comprador, mencionando o falso domínio.
Ele afirmou que não recebeu nenhum tipo de confirmação pelos dois supostos ingressos que adquiriu, o que também foi relatado por outras pessoas que disseram ter comprado no site falso.
Site falso anuncia ingressos para show esgotado de Caetano e Bethânia no dia 14 de dezembro, em São Paulo
Reprodução
Os ingressos para o show do dia 14 de dezembro acabaram ainda durante a manhã desta quinta-feira, pouco depois da abertura das vendas para o público geral.
Na página oficial, a Ticketmaster Brasil divulgava na noite desta quinta que a data está esgotada e que informações serão divulgadas “em breve” sobre uma segunda data anunciada para São Paulo, dia 15 de dezembro.
Já no site falso, que usa o nome da Ticketmaster no endereço e copia o visual da página oficial, era possível colocar no carrinho “ingressos” para a data esgotada, na noite desta quinta.
De acordo com o “Aos fatos”, o anúncio do site falso no Google informava o nome de uma pessoa física como responsável pelo impulsionamento e dizia que a identidade do anunciante tinha sido “verificada pelo Google”.
O que diz a Ticketmaster
“A Ticketmaster Brasil tem como protocolo interno denunciar ativamente todos os anúncios, sites ou qualquer comportamento suspeito assim que ficamos cientes do mesmo. Além disso, divulgamos amplamente os links oficiais e maneiras do público se prevenir através de nossas redes sociais.
Em vendas de shows com alta demanda, é comum que as pessoas procurem informações de compras de ingressos em ferramentas de busca e cliquem no primeiro site que lhes aparece, o que muitas vezes não é confiável. Infelizmente, o ranking de aparição das buscas ou a promoção destes links não é algo que controlamos.
Reforçamos para que as pessoas não adquiram ingressos fora de canais oficiais. A Ticketmaster Brasil não possui nenhum vínculo ou parceria com sites de revenda e esses ingressos, quando existem, podem ser falsos, fraudados e/ou inutilizados, impedindo seu acesso ao evento.”
O que diz o Google
Procurado pelo g1, o Google não compartilhou detalhes sobre o site falso e não comentou sobre o impulsionamento do link em sua página.
A empresa citou que “quando identificamos uma violação às nossas políticas, agimos imediatamente, suspendendo o anúncio e, até mesmo, bloqueando a conta do anunciante”.
“Se algum consumidor suspeitar ou for vítima de golpe, oferecemos uma ferramenta para denunciar violações de nossas políticas”, finalizou o Google.
Apple Vision Pro: veja primeiras impressões sobre óculos de realidade virtual
Apple Vision Pro: veja primeiras impressões sobre óculos de realidade virtual
CEO do TikTok é questionado sobre sua nacionalidade no Senado dos EUA
CEO do TikTok é questionado sobre sua nacionalidade no Senado dos EUA
Robô que faz vídeo com inteligência artificial comete gafes
Robô que faz vídeo com inteligência artificial comete gafes