Notícias

Pop & Arte

Leilão da Graceland, antiga mansão de Elvis Presley, é bloqueado por juiz após polêmica sobre empréstimo

Empresa diz que proprietária não pagou empréstimo, que usava complexo como garantia. Já Riley Keough, neta de Presley, que herdou a mansão, diz que papelada sobre empréstimo é fraudulenta. A mansão Graceland vista de fora, em Memphis, nos Estados Unidos, que foi residência de Elvis Presley
GETTY/ RICHARD BERKOWITZ
Nesta quarta-feira (22), um juiz de Tennessee bloqueou o leilão da Graceland, antiga mansão de Elvis Presley, que aconteceria após uma empresa alegar que o empréstimo contraído por sua proprietária — e que usava o complexo como garantia — nunca foi pago.
Após audiência programada para esta quarta, o chanceler do condado de Shelby, JoeDae Jenkins, emitiu uma liminar contra o leilão, que estava programado para acontecer nesta quinta-feira (23).
Segundo a agência Associated Press, a liminar mantém em vigor a ordem de restrição anterior, emitida após Riley Keough, neta de Presley, entrar com uma ação judicial contra o que ela afirmou ser um “esquema fraudulento”.
Mais conhecida por estrelar a série “Daisy Jones & the Six”, Keough herdou a mansão e grande parte da propriedade de Presley depois que sua mãe, Lisa Marie Presley, morreu no ano passado.
Ela alega que a papelada do empréstimo, no valor de US$ 3,8 milhões (R$ 15 milhões), é fraudulenta e que a assinatura de sua mãe foi falsificada.
Riley Keough, indicada por ‘Daisy Jones & The Six’, chega ao Emmy 2023
Danny Moloshok/Invision/AP
A Elvis Presley Enterprises, que gere Graceland e os ativos do Elvis Presley Trust, alega que o empréstimo nunca ocorreu e que Lisa Marie nunca assinou o documento. Em um comunicado, o grupo disse que “essas reivindicações são fraudulentas. Não há venda de execução hipotecária. Simplificando, a ação foi movida para impedir a fraude”.
A alegação de Keough diz que a proposta de venda seria “não judicial” e baseada em documentação que viola a lei do Tennessee.
Elvis comprou a mansão Graceland em 1957 e viveu na casa até morrer, duas décadas depois.
No início da década de 1980, o complexo de 56 mil metros quadrados foi aberto ao público como um parque temático de história da música. Hoje atrai cerca de 600 mil visitantes por ano, segundo a administração do local.
Leia também: Por que neta de Elvis Presley tenta barrar leilão da mansão Graceland na Justiça