Notícias

Pop & Arte

Equale celebra Tom Jobim no single ‘Dindi’ antes de álbum em que grupo dá vozes ao delírio carioca de Aldir Blanc

Disco sai neste ano de 2024 com parcerias do compositor com Djavan, Edu Lobo, Ivan Lins, João Bosco, Guinga, Sueli Costa, Moacyr Luz, Maurício Tapajós e Cristovão Bastos. ♪ Natural do Rio de Janeiro (RJ), o grupo vocal Equale dá sequência à discografia sem sair da linha de homenagens a grandes compositores brasileiros. Na quinta-feira, o grupo celebra o 97º aniversário do conterrâneo Antonio Carlos Jobim (25 de janeiro de 1927 – 8 de dezembro de 1994) com a edição do single Dindi.
Em gravação que traz a cantora Valéria Lobão como solista, a canção Dindi (Antonio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira, 1959) roça o céu com o arranjo vocal do diretor musical André Protasio, regente das vozes do Equale. E esse céu é embelezado por nuvens, retratadas na capa criada por Katarina Assef e simbolizadas no fonograma pelas ousadias nas harmonizações das vozes de sopranos (Alice Sales, Ana Calvente e Letícia Dias), contraltos (Débora Braga e Muiza Adnet), tenores (André Protasio, Dalton Coelho, Flávio Mendes e Tom Andrade) e baixos (Leandro Vasques, Murilo Sierra e Pedro Sabino).
Gravado, mixado e masterizado por Carlos Fuchs, o single Dindi antecede o álbum em que o Equale dá vozes ao delírio carioca do cancioneiro do compositor Aldir Blanc (2 de setembro de 1946 – 4 de maio de 2020). O repertório do tributo do Equale a Aldir inclui parceria póstuma do compositor carioca com Sueli Costa (1943 – 2023), Ator de pantomina, apresentada há três anos no álbum Aldir Blanc inédito (2021).
No disco, o Equale também rebobina parcerias do “ourives da palavra” com Djavan, Edu Lobo, Ivan Lins, Moacyr Luz, Cristovão Bastos e Maurício Tapajós (1943 – 1995), além, claro, de músicas da obra de Aldir Blanc com João Bosco e Guinga, os dois principais parceiros do bardo carioca.
O álbum em que o Equale canta Aldir Blanc se junta a outros tributos fonográficos do grupo a compositores brasileiros, mote de discografia que inclui os álbuns Expresso Gil (2000) e Equale canta Milton Nascimento – Um gosto de sol (2004) e Na praia de Caymmi (2017).
Capa do single ‘Dindi’, do grupo Equale com Valéria Lobão
Arte de Katarina Assef

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj