Edu Lobo refaz baião ‘Ponteio’ com Zé Renato para a trilha sonora de novela
Zé Renato (à esquerda) e Edu Lobo cantam o baião modernista de 1967, composto por Lobo com José Carlos Capinan, na trilha da novela ‘No rancho fundo’
Reprodução / Facebook Zé Renato
♪ Baião modernista composto por Edu Lobo com letra de José Carlos Capinan, Ponteio reverbera na trilha sonora da próxima novela das 18h da Globo, No rancho fundo, 57 anos após ter garantido histórica vitória a Lobo em 1967 no III Festival de Música Popular Brasileira.
Edu Lobo regravou Ponteio com Zé Renato para a trilha sonora da novela, que estreia na segunda-feira, 15 de abril, com seleção musical que inclui registros inéditos feitos com a assinatura dos produtores musicais Daniel Tauszig e Ricardo Leão.
Música em que o compositor carioca apontou outros caminhos harmônicos para o baião, Ponteio está em sintonia com o tom nordestino da trilha da novela, cujo tema de abertura é a música No rancho fundo (Ary Barroso e Lamartine Babo, 1931) em gravação inédita que junta as cantoras Elba Ramalho e Natascha Falcão.
Voz emblemática da música nordestina, a paraibana Elba também está presente na trilha com gravação antiga de Veio d’água (Luiz Ramalho, 1979).
Rei do baião e da nação musical nordestina, Luiz Gonzaga (1912 – 1989) está representado na trilha por gravação de Sanfona sentida (Dominguinhos e Anastácia, 1976) enquanto a voz de Alceu Valença ecoa em registro de Eu quero ver você dizer que sou ruim (Alceu Valença, Alcymar Monteiro e Aracílio Araújo, 1998).
Da nova geração nordestina, a trilha sonora da novela No rancho fundo inclui nomes como João Gomes – presente com a gravação da música Piloto (Flora Matos, 2018) que lançou em 2023 – e as cantoras Lucy Alves e Rachel Reis, intérpretes e compositoras de Melaço (2024), música também assinada por Clara Valverde, Filipe Toca e Marianna Eis.
A trilha ainda inclui fonogramas de Fagner, Flávio José e Forró in the Dark.