Notícias

Pop & Arte

Como Kurt Cobain influenciou adolescentes a seguir sonho de tocar instrumentos e ter banda

Vocalista da banda The900 conta como que conheceu o universo do rock. EPTV exibe nesta semana série de reportagens sobre pop rock, por conta do concurso musical ‘ÉPra cantar’. Um dos nomes mais icônicos da história do rock, Kurt Cobain, ao liderar o Nirvana e fazer grandes hits atemporais, foi além da força musical e influenciou o comportamento de adolescentes dos anos 90 e 2000.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A postura disruptiva e questionadora fez com que jovens se libertassem de eventuais amarras e seguissem o sonho de viver do rock n roll, tocar instrumentos e criarem bandas. Nesta sexta-feira (5), a morte de Kurt Cobain completa 30 anos e o g1 também publicou uma matéria sobre a influência dele, até hoje, em nomes do rap mundial.
Um dos exemplos de jovens que foram influenciados pelo astro a viver de música foi Laio Carvalho, vocalista e guitarrista da banda The900, que é de Americana (SP). A entrevista foi dada à EPTV, afiliada da TV Globo, durante uma série de reportagens sobre o pop rock, exibida nesta semana.
Laio Carvalho é vocalista da banda The900
Reprodução/EPTV
LEIA MAIS:
EPTV lança concurso musical e prêmio será apresentação no João Rock
Conheça o regulamento do concurso musical da EPTV
Saiba como enviar sua música para o concurso cultural
ACESSE: veja a página especial do concurso
Na segunda (1º), a emissora fez o lançamento do concurso “ÉPra cantar”, que vai revelar um talento do gênero e tem como prêmio uma apresentação de 25 minutos no palco do João Rock, em Ribeirão Preto (SP). Saiba mais abaixo.
‘Algo que não sei explicar’
Laio contou à reportagem que, quando tinha 13 anos, assistiu um vídeo de Kurt Cobain na televisão e decidiu que, mesmo sem gostar de rock e sem saber tocar nenhum instrumento, queria ter uma banda.
“Quando eu vi aquilo surgiu algo de dentro que eu não sei nem te explicar, que precisava se tornar realidade. Eu era moleque, pedi para minha mãe uma guitarra, mas dependia de ter cabo, palheta, amplificador, aí ela me deu primeiro um violão. (…) Depois eu fui para a guitarra, depois comecei a cantar, o começo foi bem na raça, imitando os artistas que eu gostava”, disse o vocalista.
Kurt Cobain canta no ‘Unplugged’ do Nirvana, em 1993
Divulgação
‘Quando você vai ter um emprego de verdade’?
O cantor contou ainda que, durante muito tempo, quando ele era mais jovem, as pessoas sempre tinham a ideia que essa “febre” da música passaria, como acontecem com muitos adolescentes que começam a ter contato com o rock nesse período.
“Quando você é jovem, fica sempre a ideia: quando você vai arrumar um emprego de verdade. E eu sempre teimoso falava: eu vou ter uma banda e quero que ela dure muito tempo. Eu acho que a arte surge dessa teimosia de lutar contra o simples na sociedade. Uma banda de rock não é usual, a minha arte surgiu disso, lutar contra, deixar o cabelo crescer, rasgar minha calça, cantar as coisas que eu quero e me expressar de alguma forma”, afirmou.
The900
Além de Laio, a banda é formada por Alan Coelho, Gabriel Barcello e Kleber Bovo. O grupo se formou em 2006 através de afinidades da juventude como andar de skate. A modalidade esportiva também deu nome ao quarteto: “The 900” é uma manobra conhecida por skatistas.
Com 18 anos de existência, a banda segue na cena de rock brasileiros, já gravou álbuns e venceu festivais de música.
“Eu considero que a banda tem sucesso. É uma banda de 18 anos, fazendo o que a gente gosta, do jeito que a gente gosta, somos amigos, a gente passa muito tempo junto, é uma vitória manter isso por tanto tempo, mas eu não quero só até aqui, quero mais tempo de banda, visitar mais lugares, ir novamente para fora. Tenho a sensação que isso ainda vai durar muito tempo”, finalizou.
ÉPra cantar
Para concorrer ao prêmio, os candidatos (pode ser banda ou artista solo) devem enviar, em áudio, uma música autoral (ou autorizada pelo compositor) em português, no gênero pop rock. O áudio, em MP3, deve ter no máximo 14 megabytes.
A inscrição é feita exclusivamente pelos números de Whatsapp da EPTV em Campinas (SP), Ribeirão Preto, São Carlos (SP) e Sul de Minas.
O artista ou a banda deve enviar o áudio para o Whatsapp correspondente à região onde mora. Só será aceita uma música por candidatura. Veja abaixo os números:
📱 EPTV Campinas: (19) 98899-3788
📱 EPTV Ribeirão Preto: (16) 99700-0000
📱 EPTV Sul De Minas: (35) 99888-8888
📱 EPTV São Carlos: (16) 99643-5959
ÉPra Cantar
Guilherme Souza/Arte EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj