Chita Rivera, atriz ícone da Broadway, morre aos 91 anos
Conhecida por atuação no elenco original de ‘West side story’ nos palcos, americana ganhou três prêmios Tony. Chita Rivera chega ao prêmio Tony, em 2018
Evan Agostini/Invision/AP
Chita Rivera, atriz ícone de musicais da Broadway como “West side story” e “Chicago”, morreu aos 91 anos nesta terça-feira (30). Ela morreu de forma pacífica em Nova York após uma doença recente não especificada, de acordo com sua filha, Lisa Mordente.
Ao longo da carreira, a americana ganhou três prêmios Tony (o principal do teatro dos Estados Unidos). Foram dois como atriz principal, em “The rink” e em “Kiss of the spider woman”, e um e pelo conjunto de sua obra.
Indicada dez vezes, ela é uma das pessoas com o maior número de indicações da história do prêmio.
Rivera foi alçada à fama em 1957 por sua performance como Anita na montagem original de “West side story”, musical clássico que deu origem aos dois filmes “Amor, sublime amor” (de 1961 e 2021).
Ela também teve destaque em outros musicais, como “Bye bye Birdie”, “Jerry’s girls” e nos elencos originais de “Guys and dolls” e “Seventh Heaven”.
Nos últimos anos, esteve em montagens na Broadway de “The mystery of Edwin Drood” e de “Nine”, com Antonio Banderas. No cinema, fez participação em “Tick, tick… Boom!” (2021), em cena que homenageava lendas da Broadway.
Em 2009, recebeu uma Medalha Presidencial da Liberdade do então presidente americano Barack Obama.