Notícias

Pop & Arte

Chico César e Lia de Itamaracá figuram na trilha sonora do auto de Natal ‘Baile do Menino Deus’

Em cena há 40 anos, espetáculo faz representação brasileira do nascimento de Jesus com músicas ouvidas no disco nas vozes de cantores como Maurício Tizumba e Silvério Pessoa. Chico César é o intérprete de ‘Caboclinhos’ no disco com a trilha sonora do auto ‘Baile do Menino Deus – Uma brincadeira de Natal’
Morgana Narjara / Divulgação
♪ Auto de Natal que em 2023 completou 40 anos em cena, Baile do Menino Deus – Uma brincadeira de Natal teve disponibilizada na quarta-feira, 20 de dezembro, a trilha sonora do espetáculo audiovisual realizado virtualmente em 2021 na forma de filme, em virtude do isolamento social então imposto pela pandemia de covid-19.
Decorridos dois anos, o público já pode ouvir as músicas de Antonio Madureira – letradas pelos escritores Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis de Sousa Lima – nas vozes de cantores como Chico César, Lia de Itamaracá, Lucas dos Prazeres, Maurício Tizumba, Silvério Pessoa e Surama Ramos, entre outros nomes, na gravação feita para o filme dirigido por Tuca Siqueira e exibido em 2021.
Escrito por Correia de Brito e Assis Lima, o auto de Natal reconta a história do nascimento de Jesus com elementos da cultura brasileira, tirando de cena signos e símbolos importados para a festa no país, como neve, renas, trenó e a figura de Papai Noel.
Em sintonia com o conceito nacionalista do espetáculo, a trilha sonora do auto de Natal segue essa linha brasileira. Se o baião Burrinha ganha a pisada do coco e a voz da cirandeira Lia de Itamaracá, o tema Caboclinhos é interpretado por Chico César enquanto Anjo ressoa no canto de Lucas dos Prazeres.
A faixa de abertura Romã é cantada por Silvério Pessoa, integrante da montagem desde 2006. José Carpinteiro é ouvido na voz de Surama Ramos, assim como o tema final Despedida (Surama é preparadora do coro adulto e um dos destaques vocais do espetáculo desde 2012, quando passou a integrar o grupo de solistas).
Acalanto é entoado por Isadora Melo, também intérprete do tema-título Baile do Menino Deus e de Beija-flor e borboleta.
Cigana foi confiada a Gabi da Pele Preta. Já Carlos Filho faz dueto com o forrozeiro Flávio Leandro em Boi, reverência ao animal tão presente no folclore brasileiro.
Já o monstro Jaraguá, presente nas Festas de Reis, ganha música homônima defendida por Maurício Tizumba no auto de Natal que, desde 2004, vem sendo exibido no Marco Zero, no Centro Histórico do Recife (PE), tendo se tornado atração tradicional na programação do Natal pernambucano.
Lia de Itamaracá canta o baião ‘Burrinha’ em ritmo de coco na trilha do auto ‘Baile do Menino Deus – Uma brincadeira de Natal’
Morgana Narjara / Divulgação