Notícias

Pop & Arte

Cantores sertanejos amigos de Chrystian se despedem exaltando a alegria, mistura de estilos e bom gosto

Luciano, Michel Teló e a dupla Lipe e Lyan relembraram a trajetória e momentos que dividiram com o amigo. Morre Chrystian, cantor sertanejo que fez dupla com o irmão Ralf, aos 67 anos
Cantores sertanejos amigos e admiradores de Chrystian prestaram homenagens com mensagens de despedida relembrando a trajetória e a importância dele para a música sertaneja.
O cantor, que fez parte de uma dupla famosa com o irmão Ralf, morreu na noite desta quarta-feira (19). Ele tinha 67 anos e estava internado em um hospital de São Paulo. O velório acontece na cidade de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo . O enterro será no final da tarde em Santo André.
“Chrystian é aquele tipo de pessoa que quando chega nos lugares a tristeza vai logo embora” , disse o cantor Luciano.
“Eles [a dupla com Ralf] misturavam todos os estilos e traziam isso para a música sertaneja com muito bom gosto. Eu tive a alegria de gravar com Chrystian e no Fantástico. Foi uma alegria para a minha vida”, disse Michel Teló.
A dupla Lipe e Lyan participou da gravação da última música de Chrystian.
“A gente quer falar do amor que a gente tem pelo Chrystian. Que Deus te receba de braços abertos. Você foi um pai para nós”, afirmou a dupla.
Despedida
Desde às 11h desta quinta o velório do sertanejo reúne familiares, amigos e fãs. O irmão Ralf foi um dos primeiros a chegar.
“É muito triste, é inexplicável. A gente fica muito sentido.”, disse.
Logo que soube da morte de Chrystian, ele escreveu uma homenagem nas redes sociais e revelou:
“Não conseguimos nos despedir.” A dupla trabalhou junta por mais de 40 anos e emplacou sucessos em todo o Brasil marcando o sertanejo nacional.
Os irmãos não se viam há quatro anos.
“Não coincidia. Eu fazendo show em um lugar e ele em outro. Mas é meu irmão, isso é muito importante.”
A causa da morte foi divulgada nesta quinta. Segundo o hospital, o artista teve uma infecção generalizada em decorrência de pneumonia.
Ele deixa dois filhos, fruto de seu casamento com a influencer Key Vieira, com quem estava casado há 29 anos. Na década de 80, Chrystian foi casado com a cantora Gretchen.
LEIA MAIS:
Fãs fazem fila para se despedir de Chrystian; corpo do cantor é velado na Grande SP
Ralf diz que não via o irmão Chrystian há quatro anos
Relembre algumas músicas que fizeram sucesso na voz do cantor e do irmão Ralf
Carreira de Chrystian: dupla com irmão, músicas em inglês e sucesso pelo Brasil
Carreira
Chrystian iniciou a carreira ainda na infância. Nascido José Pereira da Silva Neto, o artista começou a se apresentar em um clube de Goiânia aos seis anos. Na época era chamado de Zezinho.
O sucesso na cidade foi tão grande que Chrystian ganhou um programa na televisão, chamado “Pinguinho de Gente”. Nos anos seguintes, ele e o irmão mais novo começaram a sonhar em se tornar uma dupla sertaneja.
Chrystian (1956 – 2024) morre aos 67 anos com trajetória profissional que contabiliza seis décadas
Fábio Nunes / Divulgação
Diante das oportunidades, a família decidiu levar os garotos para São Paulo. Segundo a biografia do artista, a mudança foi complicada, e os meninos passaram por dificuldades.
“Para não passarem fome, pegavam as sobras de arroz e feijão das calçadas da zona cerealista, no bairro do Brás. Eles varriam os cereais, juntavam e levavam para a mãe cozinhar.”
Tentativas na TV em SP
Todos os dias, o pai das crianças levava a dupla para a porta da TV Bandeirantes, em busca de uma chance para que elas se apresentassem. A insistência deu certo, e os dois cantaram em um programa de Vicente Leporace.
Após a apresentação, a dupla conseguiu um contrato. As primeiras gravações foram feitas em português e inglês, sob os nomes de “Os Pássaros” e “Charles & Ralf”.
Em 1973, Chrystian emplacou um grande sucesso com a gravação “Don’t Say Goodbye”, que estava na trilha sonora da novela “Cavalo de Aço”, da TV Globo. À época, segundo a biografia do cantor, ele era obrigado pelas gravadoras a cantar em inglês.
“No início, ele aparecia quase como um cantor ‘fantasma’, já que na capa de seu disco de estreia, em vez de sua própria foto, vinha o rosto de um modelo. Também não podia aparecer na televisão para que não soubessem que se tratava de um cantor brasileiro.”
Chrystian ainda gravou outros temas de novela, como “More Than You Know”, “Bird Songs”, “No Broken Heart”, “Emotions In My Heart”, “You’re So Tender” e “Love’s a Dream”.
Foto mostra Chrystian na infância, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Esposa de Chrystian no velório do cantor, em SP
Reprodução/TV Globo
Chrystian e Ralf
Acervo/TV Globo
Ralf publicou foto com o irmão, Chrystian, em uma rede social
Reprodução/Instagram

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj