Notícias

Pop & Arte

Banda Mano Unica integra sons do Brasil com ritmos da América Latina em álbum que traz Fabiana Cozza

Banda Mano Unica apresenta dez músicas autorais no segundo álbum, ‘Nascentes’, em rotação desde sexta-feira, 26 de janeiro
Divulgação
♪ Para o percussionista Pedro Fernandes, idealizador e fundador em 2012 da banda Mano Unica, o Brasil deve ser entendido como parte integrante da América Latina, e não como um país isolado no continente de língua hispânica. Foi com esse entendimento que o grupo paulistano gravou o segundo álbum, Nascentes, posto em rotação na sexta-feira, 26 de janeiro.
Ao longo das dez músicas inéditas no disco, estruturadas em três movimentos, a banda transita por gêneros musicais menos visíveis no atual universo pop nacional,, como candombe, chacarera, coco, cumbia, maracatu, candombe, coco, ijexá, vidala e zamba.
Para que esse trânsito soe fluente, a banda Mano Unica é formada por Julio Dreads Oliveira (voz principal e percussão), Leandro Canhete (percussão e voz), Pedro Rodrigues (percussão), Macarena Rozic (voz), Lourdes Miranda (voz), Fernando Salvador (guitarra), Thor Moura (baixo) e Pedro Vithor Almeida (clarinete e sax Soprano) – músicos que têm em comum a familiaridade com as sonoridades latino-americanas, misturadas no disco Nascentes.
A música Brasa (Leandro Canhete, Thor Moura e Loreta Colucci), por exemplo, mixa coco e cumbia, trazendo a voz da cantora Fabiana Cozza. Já o tema instrumental Mar de fuego (Pedro Rodrigues e Pedro Vithor Almeida) desagua no álbum Nascentes com células rítmicas do candombe e do maracatu em gravação feita com os sopros dos músicos da banda Samuca e a Selva, representada por Bio Donato, Chiquinho de Almeida, Felipe Pipeta, Kiko Bonato e Victor Fao.
Ideologicamente, o disco também se afina com a América Latina. Guerrilha (Pedro Rodrigues, Fernando Salvador e Thiago Elniño) versa sobre as resistências negra e indígena ao longo do processo de colonização capitaneado por europeus no Brasil.
O disco Nascentes sucede Lecturas (2019) na cronologia de álbuns da banda Mano Unica.
Capa do álbum ‘Nascentes’, da banda paulistana Mano Unica
Divulgação

botão de play

No Ar

SHOW DA TARDE
Produção Eduardo Dj