
Chegou o dia. Depois de muitos rumores, fugas de informação e especulação, eis que chegámos a 9 de setembro, o dia em que terá lugar o evento anual da Apple em que serão reveladas novas gerações de alguns dos seus produtos mais populares. Sim, isso significa que ficaremos a conhecer um novo alinhamento de iPhones.
No entanto, a Apple não se ficará por aqui.
Tudo indica que, além dos primeiros modelos da série iPhone 18, todos os rumores apontam para que a Apple apresente (finalmente) o seu primeiro telemóvel de ecrã dobrável. Apesar de outras empresas – como a Samsung, a Huawei, a Google, a Oppo, a Honor e a Motorola – já terem há anos as suas próprias propostas para esta categoria, será hoje que ficaremos a conhecer o primeiro telemóvel da Apple no mundo dos dobráveis.
De forma a dar-lhe um resumo do que pode esperar da apresentação de hoje da Apple, decidimos olhar para os rumores que têm circulado para lhe dar uma lista dos produtos que pode esperar ver no evento da “Empresa da Maçã”.
Convém sublinhar que esta lista é feita com base apenas nos rumores que têm circulado e, dado que há sempre a possibilidade de termos alguma surpresa, vale a pena estar atento ao que se vai passar hoje no anfiteatro Steve Jobs Theater na sede da empresa em Cupertino, o Apple Park.
O evento será transmitido em direto a partir das 18:00 e poderá ser visto em tempo real a partir do site da Apple, no canal oficial no YouTube e através da app Apple TV. Será a ocasião ideal para ver em ação o novo CEO da Apple – John Ternus – que assumiu a liderança da empresa enquanto sucessor de Tim Cook, que passou 15 anos à frente da tecnológica.
Sem mais demoras, pode saber abaixo aqueles que deverão ser alguns dos destaques da apresentação de hoje da Apple.
iPhone Ultra (ou Duo)
A entrada da Apple no mundos dos dobráveis deverá ser a maior novidade do evento. O primeiro telemóvel da Apple nesta categoria – conhecido por enquanto como iPhone Ultra ou iPhone Duo – deverá contar com um ecrã OLED interno de 7,8 polegadas e um ecrã externo de 5.5 polegadas, com o processador a ser um A20 Pro.
Quando fechado, o telemóvel deverá ter dimensões semelhantes às de um passaporte e, quando aberto, assemelhar-se-á a um pequeno iPad – um pouco como aquilo que vimos recentemente com o Galaxy Fold8 da Samsung.
Outros rumores indicam que o ecrã interno do iPhone Ultra/Duo deverá ter um vinco mínimo e a dobradiça deverá ser composta por metal líquido de forma a ser mais durável. Acredita-se que não haverá sistema de reconhecimento facial Face ID e que o sistema de autenticação biométrica dependerá do sensor de impressões digitais Face ID. A câmara traseira deverá ter apenas dois sensores, o que significa que não haverá qualquer teleobjetiva. Já a bateria deverá ter uma capacidade entre os 5.400mAh e os 5.800mAh de capacidade.
Os rumores indicam que a Apple poderá apostar num lançamento limitado para o iPhone Ultra/Duo e começar somente pelos EUA. Acredita-se que eventualmente possa lançar o telemóvel em outros mercados mas, com um preço que deverá situar-se nos 2.500 dólares (2.150 euros), é certo que este dispositivo não será para todas as carteiras.
iPhone 18 Pro e 18 Pro Max
Acredita-se que os modelos Pro serão os únicos da série iPhone 18 a serem anunciados oficialmente pela Apple neste evento de setembro, com os rumores a indicarem que o modelo standard está reservado para o primeiro trimestre do próximo ano – mais precisamente para a primavera.
Ainda assim, o iPhone 18 Pro e o iPhone 18 Pro Max devem contar com motivos suficientes para convencer. Além do processador A20 Pro, estes dois modelos devem estar equipados com uma Dynamic Island de menores dimensões e uma câmara equipada com um sensor de abertura variável que melhorará consideravelmente as fotografias captadas em ambientes com iluminação mais reduzida.
No que diz respeito a preço, tudo indica que poderemos esperar aumentos em relação aos topos de gama lançados no ano passado. Com a escassez de componentes de memória RAM que se tem feito sentir nos últimos meses, tudo indica que poderemos esperar aumentos de preço entre os 100 e os 300 dólares para o iPhone 18 Pro e o iPhone 18 Pro Max dependendo das configurações de armazenamento interno.
O design deverá manter-se igual em relação aos antecessores, mas acredita-se que a Apple aproveitará para desvendar uma nova seleção de cores – entre as quais estará uma versão em vermelho escuro.
Apple Watch Series 12 e Apple Watch Ultra 4
Não são esperadas grandes novidades de design nos dois relógios inteligentes que a Apple anunciará esta quarta-feira. Acredita-se, contudo que tanto o Apple Watch Series 12 como o Apple Watch Ultra 4 estarão equipados com uma nova funcionalidade que permitirá monitorizar dados biométricos – como a frequência cardíaca – de forma contínua ao longo do dia.
No caso do Apple Watch Series 12, acredita-se que a Apple aproveitará para revelar uma edição especial em cerâmica. No caso do Apple Watch Ultra 4, não há grandes novidades no departamento de design, mas deverá ter direito a um novo processador tal como no Apple Watch Series 12.
AirPods 5
Foram encontradas referências a uma nova geração dos AirPods nas atualizações de sistema operativo que a Apple deverá disponibilizar durante este mês de setembro. Os rumores indicam que os novos auriculares sem fios da Apple deverão contar com um novo processador, melhor qualidade de som e menor latência, com a empresa a apostar em duas versões: com e sem cancelamento de ruído.
Havia também indicações de que a Apple pretendia revelar ainda este ano os seus novos AirPods equipados com câmaras – que seriam usadas para permitir que a assistente digital Siri com Inteligência Artificial tivesse informação contextual sobre o ambiente em redor do utilizador. No entanto, tudo indica que estes modelos dos AirPods só serão revelados numa outra data e que não estarão presentes no evento de hoje.
HomePod mini
A atual versão da HomePod mini foi lançada no final de 2020 e, de acordo com os rumores, tudo indica que será este ano que esta coluna caseira da Apple terá direito a uma nova geração. É esperado um novo processador e melhor qualidade de som, assim como uma nova seleção de cores.
HomePod com ecrã
Com a assistente digital Siri já equipada com Inteligência Artificial, tudo indica que a Apple deverá revelar uma versão da coluna HomePod equipada com um ecrã de 7 polegadas. Este novo produto deverá servir não só como uma forma de gerir os dispositivos inteligentes de sua cada, como também permitir realizar videochamadas.
Através da Siri, esta nova coluna HomePod permitirá aos utilizadores fazerem pedidos por via de comandos de voz, pedindo à assistente digital para partilhar notícias, a previsão meteorológica e reproduzir música específica.
Apple TV 4K
A mais recente versão da Apple TV 4K foi originalmente lançada em 2023 e, no evento de hoje, os aficionados poderão ficar a conhecer uma nova geração. Acredita-se que estará presente um processador mais rápido, novas funcionalidades voltadas para videojogos, um novo comando e (claro) funcionalidades de Inteligência Artificial que farão uso da nova versão da Siri.
Leia Também: A próxima atualização do iPhone tem melhorias para a câmara
Fonte: Notícias ao Minuto
