
A aposta em conteúdo original é um dos pilares da estratégia da Netflix e que tem ajudado a plataforma a cimentar-se na liderança do mercado de serviços de streaming. No entanto, parece que a as séries originais da empresa estão com dificuldade em reter espetadores após a primeira temporada.
Como conta o jornalista Luke Shaw da Bloomberg, algumas das séries que tiveram as melhores primeiras temporadas no que diz respeito ao número de espetadores verificaram números aquém do esperado com as temporadas seguintes – nomeadamente “One Piece”, “Beef”, “The Night Agent”, “Avatar: The Last Airbender”, entre outras.
Uma notícia avançada pela revista Variety afirma que a Netflix está a trabalhar com a Sega numa adaptação televisiva da aclamada franchise de RPGs japoneses “Persona”. A série televisiva ainda não foi confirmada oficialmente, mas já há nomes associados aos lugares de produtores.
Miguel Patinha Dias | 18:09 – 30/06/2026
“‘One Piece’, uma das séries mais vistas da Netflix em 2023, perdeu mais de 30% da audiência na segunda temporada. A segunda temporada de ‘Beef’ sofreu uma queda de mais de 70%. ‘The Night Agent’ perdeu 50% do seu público na segunda temporada e mais 35% na terceira temporada”, escreve Shaw, notando que estes números dizem respeito às das primeiras quatro semanas após o lançamento destas séries.
Mais do que a polémica em torno dos aumentos sucessivos do preço das subscrições, a Netflix parece estar preocupada sobretudo com esta tendência e, de acordo com Shaw, é “uma grande fonte de preocupação para a empresa”.
A série clássica está de volta e estreia já na próxima semana, no dia 9 de julho, focando-se muito mais nos primeiros livros da autora Laura Ingalls Wilder. A segunda temporada já está confirmada desde março deste ano.
Miguel Patinha Dias | 11:28 – 03/07/2026
A tendência poderia verificar-se com todas as séries televisivas, mas não é o aconteceu tradicionalmente com os canais de programação linear ou sequer com serviços contemporâneos da Netflix – como é o caso da Apple TV, que vê as suas séries originais ganharem subscritores à medida que são lançadas novas temporadas.
O tema preocupa a Netflix de tal forma que a empresa está neste momento a estudar os seus dados de forma a apontar o que está a acontecer.
Leia Também: Criar um perfil na Netflix vai tornar-se um pouco mais difícil
Fonte: Notícias ao Minuto
