
A vida dá muitas voltas, mas poucas serão tão inacreditáveis como aquela que motivou o primeiro contacto entre Lamine Yamal e Lionel Messi, que irão medir forças, pelas 20h00 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo, no MetLife Stadium, em East Rutherford, no estado norte-americano de New Jersey, na tão aguarda final do Campeonato do Mundo.
A história entre este dois ‘astros’ começou a desenhar-se em 2007, quando o espanhol ainda nem meio ano tinha, e os pais o inscreveram num sorteio promovido pela UNICEF, no âmbito do recém-assinado acordo com a Fundação Barcelona que tinha como objetivo defender os direitos das crianças vulneráveis e promover a educação através do desporto.
Mal Mounir Nasraoui e Sheila Ebana sabiam que a sorte iria mesmo bater-lhes à porta. O filho venceu mesmo o concurso, e o prémio foi, nada mais, nada menos, do que a participação numa sessão fotográfica com Lionel Messi, na altura, ainda uma jovem promessa que começava a afirmar-se junto da equipa principal do Barcelona.
“Foi um acaso da vida”
Joan Monfort, fotógrafo especializado em fotografia artística, desportiva, de moda e retratos, assumiu a responsabilidade de captar as imagens para o jornal Sport, tendo estas ficado para a história como o momento em que Lionel Messi deu a Lamine Yamal um banho que se revelaria de contornos cósmicos.
“Foi um acaso da vida. Naquele instante, é impossível imaginar aquilo que pode vir a acontecer, quase 20 anos depois. É uma conjunção de coisas que só acontece uma vez”, acabaria por confessar o próprio, anos mais tarde, quando o bebé da imagem deu, também ele, o ‘salto’ para o mais alto nível, em Camp Nou.
“Foi uma fotografia complicada. Messi era ainda mais tímido do que agora”, confessou Joan Monfort, que revelou que a ideia do cenário lhe surgiu na noite anterior, quando dava banho à filha. Na altura, o internacional argentino ainda não era pai (isso só aconteceria em 2012), e “pegar no menino não era a sua especialidade”, mas cumpriu a tarefa.
“Bem, cresci um bocadinho…”
Como não poderia deixar de ser, de tão surreal que tudo isto é, Lamine Yamal foi desafiado a comentar a tão badalada fotografia, no início desta semana, numa entrevista concedida à plataforma de ‘streaming’ DAZN, na véspera da primeira meia final do Campeonato do Mundo, na qual ajudaria Espanha a levar a melhor sobre França, por 0-2.
“Poderá ser a final do Mundial, esta fotografia. A questão é que é alucinante, se pensares nisso”, lançou o jornalista, ao que este respondeu sem se alongar em grandes comentários, mas com um sorriso nos lábios: “Sim… Bem, cresci um bocadinho, penso eu, e o Leo também. Oxalá que sim, que o possa enfrentar, já que não foi possível, na Finalíssima”.
A Finalíssima, entre os campeões do Campeonato da Europa e da Copa América, recorde-se, estava agendada para o passado dia 27 de março, no Estádio Nacional de Lusail, em Doha, no Qatar, mas acabou por ser cancelada, devido ao clima de guerra que, desde então, se tem vindo a fazer sentir, no Médio Oriente.
Leia Também: Diário do Mundial2026: Pela última de Leo, Messi faz magia (e muito mais)
Fonte: Notícias ao Minuto
