Com polémica à mistura, Sporting bate FC Porto e foge na liderança

A primeira jornada da fase de campeão do campeonato nacional de andebol começou logo com um Clássico entre FC Porto e Sporting, nesta tarde de sábado, em pleno Dragão Arena, que terminou com uma vitória do conjunto dos leões, por 30-33. O clube de Alvalade começou o jogo da melhor forma, com uma grande entrada […]

Com polémica à mistura, Sporting bate FC Porto e foge na liderança
Com polémica à mistura, Sporting bate FC Porto e foge na liderança


A primeira jornada da fase de campeão do campeonato nacional de andebol começou logo com um Clássico entre FC Porto e Sporting, nesta tarde de sábado, em pleno Dragão Arena, que terminou com uma vitória do conjunto dos leões, por 30-33.

O clube de Alvalade começou o jogo da melhor forma, com uma grande entrada do Sporting, mesmo depois de alegados incidentes anteriores ao apito inicial no balneário da equipa visitante, que enviaram o treinador Ricardo Costa e o pivot Moga para fora da ficha de jogo e com a necessidade de serem deslocados para o hospital.

Ao intervalo, o resultado já estava com três golos de diferença, com um parcial de 16-19 a favorecer os leões.

No entanto, o FC Porto foi atrás do prejuízo e conseguiu mesmo passar para a frente do marcador, já depois da metade do segundo tempo ter sido ultrapassada. Mas o poderio do Sporting acabou por se verificar perto da buzina final e chegou a ter cinco golos de vantagem à entrada para o minuto final.

Os leões relaxaram de tal forma que ainda deixaram os dragões marcar dois golos nos segundos finais, colocando a margem final em apenas três golos de diferença, com ambas as equipas a chegarem às três dezenas de golos.

Incidentes forçaram adiamento do jogo por 15 minutos

O treinador Ricardo Costa e o jogador Christian Moga, da equipa de andebol do Sporting, foram hoje transportados ao hospital após um cheiro intenso detetado no balneário do Dragão Arena, antes do clássico com o FC Porto.

Segundo fonte ligada ao processo, o incidente ocorreu momentos antes do início da partida e terá afetado também outros elementos da formação ‘leonina’, que apresentaram sinais de indisposição.

Delegados do encontro deslocaram-se ao balneário e descreveram o odor como “adormecedor”, sendo, para já, desconhecida a origem do mesmo.

Apesar dos incidentes vividos no Dragão Arena, que levaram à hospitalização do treinador Ricardo Costa e de Moga, o Sporting admite jogar na mesma o clássico, mas sob protesto, por considerar que não estão reunidas as condições normais.

O caso deverá ser analisado pelas autoridades e organismos competentes, numa altura em que se levantam dúvidas sobre as condições de segurança no recinto. O encontro, da primeira jornada da segunda fase, iniciou-se por volta das 18h15.

FC Porto desmentiu insinuações “graves e sem qualquer fundamento”

Pouco depois, o FC Porto reagiu aos acontecimentos que antecederam o Clássico frente ao Sporting e que culminaram na hospitalização do treinador do Sporting Ricardo Costa e do seu pivot, Moga.

Em forma de comunicado, os dragões desmentiram os relatos “de forma absoluta, clara e inequívoca”, garantindo que “tais insinuações são graves, abusivas e totalmente destituídas de qualquer fundamento”.

“Perante a seriedade das alegações veiculadas, o FC Porto contactou de imediato a Federação de Andebol de Portugal, a quem negou categoricamente os factos em causa. O FC Porto contactou igualmente a Polícia de Segurança Pública, no sentido de que também essa entidade possa verificar imediatamente e em primeira mão que não existem quaisquer condições anómalas no balneário visitante do Dragão Arena”, pode ler-se na nota oficial do FC Porto.

[Notícia atualizada às 20h04]

O FC Porto reagiu pouco depois das notícias na comunicação social portuguesa sobre alegadas condições de cheiros intensos no balneário do Sporting, antes do Clássico de andebol, desmentindo de “forma absoluta, clara e inequívoca” estes relatos.

Davide Rodrigues Araújo, Lusa | 19:06 – 28/03/2026



Fonte: Notícias ao Minuto

PUBLICIDADE

Leia mais