Cinco hábitos de jardinagem que estão a estragar as suas plantas

A jardinagem é uma ótima maneira de permanecer ativo e conectado com a natureza. Seja um iniciante a trabalhar com um pequeno pedaço de terra ou um jardineiro mais experiente, os benefícios da jardinagem podem ser imensos.   No entanto, pode ser frustrante trabalhar imenso no seu jardim e não ver  os resultados que estava […]

Cinco hábitos de jardinagem que estão a estragar as suas plantas
Cinco hábitos de jardinagem que estão a estragar as suas plantas



A jardinagem é uma ótima maneira de permanecer ativo e conectado com a natureza. Seja um iniciante a trabalhar com um pequeno pedaço de terra ou um jardineiro mais experiente, os benefícios da jardinagem podem ser imensos.

 

No entanto, pode ser frustrante trabalhar imenso no seu jardim e não ver  os resultados que estava à procura.

Alguns hábitos de jardinagem podem neutralizar os seus esforços e impedir que as suas plantas prosperem. 

Laura Janney, jardineira no The Inspired Garden, e Andrew Bunting, vice-presidente de horticultura da Pennsylvania Horticultural Society, citados no site Real Simple, apresentam alguns hábitos de jardinagem que podem estar a destruir as suas plantas.

Leia Também: Estas cinco plantas são ideais para quem não tem muito tempo

1 – Não usar ‘mulch’ (cobertura orgânica) 

“O ‘mulch’ ajuda a reter a humidade no solo quando está quente. Além disso, ajuda a controlar as ervas daninhas e a limpar os seus canteiros. No entanto, quando a cobertura orgânica é deixada por longos períodos durante o tempo frio, pode retardar o aquecimento do solo, levando ao desenvolvimento tardio da planta.” 

2 – Plantar diretamente no solo 

“Jardineiros novatos podem pensar que a jardinagem é tão simples como plantar uma semente no chão, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Precisa de usar solo de jardim – de preferência orgânico – pois ele fornece nutrientes e a sua estrutura ajuda na drenagem da água.”

3 – Regar muito ou pouco 

“Regar é metade da batalha. No entanto, a maioria das pessoas não percebe quanta água é necessária para o tipo de planta e clima. Pouca rega deixa as plantas desidratadas e stressadas. Regar demais pode ser um problema tanto para as plantas de interior quanto para plantas de exterior. Pode levar ao apodrecimento das raízes e à potencial disseminação de certas doença.” 

4 – Julgar incorretamente as condições do sol

“Há quem plante as plantas erradas no lugar errado. Só porque há alguma luz numa certa parte do seu quintal, não significa que seja o suficiente para todas as plantas. As plantas de sol pleno precisam de, pelo menos, seis a oito horas de luz solar direta. O mesmo vale para sombra. Só porque é uma planta de sombra não significa que precise de muito pouco sol. A maioria das plantas de sombra precisa de, pelo menos, três horas”.

5 – Usar produtos químicos não orgânicos 
“Usar produtos químicos para tratar do jardim ou das ervas daninhas também pode afetar os outros organismos vivos que residem no seu canteiro. É melhor cultivar organicamente sempre que possível. Usar pesticidas, herbicidas e fungicidas não orgânicos pode impactar muito a saúde e o bem-estar de pássaros, insetos, larvas e polinizadores nativos”.

Leia Também: Evite o desperdício e use cascas de ovo e borras de café no jardim



Fonte: Notícias ao Minuto

PUBLICIDADE

Leia mais