Benfica-Vitória SC: O segundo lugar já não é só uma miragem

Fresco… e de ambição renovada. É assim que o Benfica vai apresentar-se, esta sexta-feira, no Estádio da Luz, para medir forças com o Vitória SC, depois de uma semana ‘limpa’, uma vez que, ao contrário dos principais adversários na disputa pelo título de campeão nacional, não teve competições europeias com que se preocupar. Eliminados da […]

Benfica-Vitória SC: O segundo lugar já não é só uma miragem
Benfica-Vitória SC: O segundo lugar já não é só uma miragem



Fresco… e de ambição renovada. É assim que o Benfica vai apresentar-se, esta sexta-feira, no Estádio da Luz, para medir forças com o Vitória SC, depois de uma semana ‘limpa’, uma vez que, ao contrário dos principais adversários na disputa pelo título de campeão nacional, não teve competições europeias com que se preocupar.

Eliminados da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, há perto de um mês, os encarnados centram, agora, todas as atenções naquilo que falta jogar, na I Liga, e têm, agora, em mãos uma oportunidade única de se isolarem no segundo lugar, visto que o Sporting (rival com o qual partilha a vice-liderança), não só tem um jogo em atraso, como também só entra em cena no domingo, na visita ao Alverca.

As águias sabem, também, de antemão que um triunfo as deixará a meros quatro pontos do primeiro classificado, o FC Porto, que tem pela frente um ‘teste de fogo’, também só no dia seguinte, neste caso, na deslocação ao Estádio Municipal de Braga, onde terá pela frente o Sporting de Braga, no fecho da 27.ª jornada.

Pela frente, os homens de José Mourinho terão uma formação vimaranense debilitada, que vem de um ciclo de três derrotas e um empate ao cabo dos quatro últimos jogos, que custou, inclusive, o emprego a Luís Pinto, que foi substituído no cargo pelo até agora treinador da equipa B, Gil Lameiras.

Os minhotos já não têm, de resto, muito por onde jogar, na presente temporada de 2025/26, visto que moram a meio da tabela, a 14 pontos de distância da ‘zona europeia’, e a dez dos lugares de despromoção, pelo que, aconteça o que acontecer, daqui em diante, a presente posição não terá grande impacto no futuro próximo.

O Benfica-Vitória SC tem apito inicial agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental), no Estádio da Luz, e vai contar com a arbitragem de Luís Godinho, que irá liderar uma equipa composta por Rui Teixeira, Gonçalo Freire (assistentes), Luís Filipe (quarto árbitro), Manuel Mota (VAR) e Paulo Miranda (AVAR).

Treinadores em discurso direto

José Mourinho

Não falou à comunicação social.

Gil Lameiras

Vitória SC em dificuldades: “A questão emocional vai melhorar se a questão defensiva melhorar. Com mais critério, a equipa conseguiu chegar ao golo [perante o Famalicão]. Depois sofremos um golo numa questão claramente identificada. Uma equipa como o Vitória, que disputa os lugares cimeiros, não pode ter esta quantidade de golos sofridos [39]. Uma maior estabilidade defensiva vai levar-nos a um maior equilíbrio emocional”.

O que é preciso melhorar: “Há ali um ou outro momento em que nem sempre compreendemos como deveriam ser realizados certos comportamentos individuais. Tanto a pressionar alto, como numa situação média e numa situação baixa, a equipa tem vindo a melhorar. Não faz sentido uma equipa com a qualidade que temos apresentar os desequilíbrios defensivos que temos apresentado”.

Desgaste físico: “Comigo, as equipas têm de ser sempre competitivas. Voltamos à questão emocional. Este desgaste emocional fez com que a equipa não fosse tão competitiva como queríamos. Se falhamos o ‘timing’ de pressão, a equipa vai ter de correr para trás, o que vai causar desgaste. Temos de equilibrar a equipa para ser competitiva do primeiro ao último segundo”.

Últimos resultados

Benfica: V-D-V-E-V

Vitória SC: V-D-E-D-D

Últimos onzes

Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, António Silva, Tomás Araújo, Samuel Dahl; Richard Ríos, Leandro Barreiro, Rafa Silva; Dodi Lukebakio, Andreas Schjelderup e Vangelis Pavlidis.

Vitória SC: Charles Silva; Tony Strata, Rodrigo Abascal, Thiago Balieiro, João Mendes; Beni Mukendi, Diogo Sousa, Samu Silva; Gustavo Silva, Noah Saviolo e Nélson Oliveira.

Ausências

Benfica: Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, João Veloso, Nuno Félix, Bruma, João Rego (lesionados), António Silva e Amar Dedica (castigados).

Vitória SC: José Ribeiro e Óscar Rivas (lesionados).

Leia Também: Miúdos do Benfica arrasam na Youth League e batem à porta de Mourinho



Fonte: Notícias ao Minuto

PUBLICIDADE

Leia mais