
Fim de semana é ideal para apostar em novas receitas. E, apesar das almondegas serem bastante conhecidas, a verdade é que o chef Henrique Sá Pessoa apresenta uma nova abordagem.
Receita de almôndegas do chef Henrique Sá Pessoa
Ingredientes:
Puré de batata q.b
Cebolinho picado
Almondegas:
½ cebola picada
2 dentes de alho
500g de carne de vaca picada
500g de carne de porco picada
3 c. de sopa de leite de soja
1 ovo
Sal q.b
2 c. de sopa de pão ralado
Azeite q.b
Molho:
½ cebola picada
40g de manteiga
2 c. de sopa de farinha
30ml de caldo de carne
1 folha de louro
1 c. de chá de mostarda Dijon
Caldo de legumes q.b
Sal q.b
Pimenta q.b
50ml de natas
Feijão:
100g de feijão verde
Azeite q.b
2 dentes de alho
Modo de preparação:
1. Numa taça junte 500g de carne de porco picada e 500g de carne de vaca picada. Às carnes adicione ½ cebola picada, 2 dentes de alho picados, 3 c. de sopa de leite de soja e 1 ovo. Envolva, tempere com sal e junte 2 c. de sopa de pão ralado.
2. Misture e forme as almôndegas, todas do mesmo tamanho.
3. Adicione um fio de azeite numa frigideira e comece por selar as almôndegas.
4. Assim que estiverem coradas, coloque num prato e reserve.
5. Molho: Para o molho, na mesma frigideira da carne, coloque 40g de manteiga e ½ cebola picada. Deixe cozinhar de 4 a 5 minutos.
6. Adicione 2 c. de sopa de farinha e deixe cozinhar novamente de 2 a 3 minutos. Junte, depois, 300ml de caldo de carne.
7. Deixe levantar fervura e junte 1 folha de louro e 1 c. de chá bem cheia de mostarda Dijon.
8. Se estiver a ficar espesso adicione um pouco de caldo de legumes.
9. Quando o molho estiver aveludado, adicione as almôndegas, tempere com sal e pimenta q.b. Deixe cozinhar lentamente, tapado, de 15 a 20 minutos.
10. Feijão verde: Em água a ferver com sal, coloque 100g de feijão verde e deixe cozer cerca de 4 minutos.
11. Às almondegas junte 50ml de natas, envolva e deixe cerca de 5 minutos em lume brando.
12. Numa frigideira com 1 fio de azeite e 1 alho laminado coloque o feijão verde já cozido e tempere com sal e pimenta.
13. Sirva almôndegas com um puré de batata na base e o feijão verde.
14. Adicione um cebolinho picado e está pronto.
Um pão de queijo quentinho é sempre uma boa ideia. Sugerimos uma receita de Filipa Gomes do 24 Kitchen. Aponte os ingredientes necessários, assim como o modo de preparação.
Mariline Direito Rodrigues | 13:05 – 25/01/2026
Fonte: Notícias ao Minuto
