Adepta morre em jogo em Santarém e árbitro é visado por não parar o jogo

O impensável aconteceu no campeonato distrital da Associação de Futebol de Santarém, este domingo. Num jogo a contar para a fase de apuramento de campeão da II Divisão Distrital, entre o Atalaiense e o Ouriquense, uma adepta de 88 anos acabou por morrer nas bancadas do PDM da Atalaia, após ter entrado em paragem cardiorrespiratória. […]

Adepta morre em jogo em Santarém e árbitro é visado por não parar o jogo
Adepta morre em jogo em Santarém e árbitro é visado por não parar o jogo


O impensável aconteceu no campeonato distrital da Associação de Futebol de Santarém, este domingo. Num jogo a contar para a fase de apuramento de campeão da II Divisão Distrital, entre o Atalaiense e o Ouriquense, uma adepta de 88 anos acabou por morrer nas bancadas do PDM da Atalaia, após ter entrado em paragem cardiorrespiratória.

A tragédia foi alvo de atenção mediática ainda mais forte depois de se ter ficado a saber que a equipa de arbitragem liderada por Rui Ferreira optou por ignorar o protocolo e não interromper o encontro naquele momento.

A UEFA não é muito clara sobre este tipo de situações, argumentando no seu regulamento que o árbitro tem o poder de “interromper ou não uma partida devido à interferência de espectadores ou qualquer problema nas áreas destinadas aos espectadores”, apesar de o habitual ser interromper o jogo assim que algo deste tipo acontece – como se verificou num Casa Pia-Sporting, em 2023/24.

De acordo com um comunicado da AF Santarém, os regulamentos exigem que uma partida seja imediatamente parada caso haja uma emergência médica em qualquer parte do recinto desportivo, incluindo as bancadas.

“Lamentamos que a equipa de arbitragem não tivesse interrompido o encontro, como se impunha, alertada pelos elementos de ambas as equipas para a dramática situação que se passava na bancada”, pode ler-se na nota da instituição de futebol distrital.

A União Desportiva Atalaiense, clube que jogou na condição de visitado, enalteceu ainda que foi prestada ajuda médica no local, mas não foi suficiente para salvar a vida da avó de um dos seus jogadores,  João Pedro Ferreira.

O emblema adversário, o Estrela Futebol Clube Ouriquense, também deixou uma palavra de condolências em resposta à publicação do Atalaiense, afirmando que “deixa um abraço solidário a toda a família da União Desportiva Atalaiense, com um carinho especial para o vosso jogador afetado por esta perda irreparável. Estamos convosco neste momento de dor”.

Leia o comunicado do União Desportiva Atalaiense na íntegra:

“Com profundo pesar e enorme tristeza, a Direção da União Desportiva Atalaiense vem manifestar o seu sentimento de consternação pelo falecimento de uma adepta do nosso clube, ocorrido ontem no PDM da Atalaia, durante a realização do jogo entre a União Desportiva Atalaiense e o EFC Ouriquense.

Num momento que deveria ser de convívio, desporto e união, fomos surpreendidos por uma situação dolorosa que abalou todos os presentes. Apesar da pronta assistência prestada no local, não foi possível evitar esta perda irreparável.

Neste momento de dor, a direção da União Desportiva Atalaiense endereça as mais sinceras condolências ao nosso atleta João Pedro Ferreira (neto da senhora), à família, amigos e a todos aqueles que privavam com a nossa adepta. Partilhamos a tristeza de toda a comunidade e unimo-nos em respeito e solidariedade perante esta partida.

Agradecemos também a todos os que prestaram auxílio e apoio no local.

Hoje, o futebol fica em segundo plano. Permanecerá a memória de alguém que fazia parte da família da UDA e que será recordada com carinho por todos nós.”

Antigo jogador morreu esta terça-feira, aos 90 anos de idade. Informação foi confirmada pelo emblema do Restelo através das suas plataformas oficiais. Vicente Lucas era irmão de Matateu, também ex-jogador do clube de Belém.

Rodrigo Querido | 23:00 – 14/04/2026



Fonte: Notícias ao Minuto

PUBLICIDADE

Leia mais