ABL oficializa abertura da vaga que era de Cacá Diegues

Cineasta morreu aos 84 anos, no início do mês passado. Após a abertura da vaga, os candidatos têm 15 dias – até dia 27 de março – para se inscreverem. Terminado este prazo, eles terão mais 30 dias para campanha. Cineasta Cacá Diegues, um dos precursores do Cinema Novo, morre aos 84 anos Jornal Nacional/ […]

ABL oficializa abertura da vaga que era de Cacá Diegues
ABL oficializa abertura da vaga que era de Cacá Diegues




Cineasta morreu aos 84 anos, no início do mês passado. Após a abertura da vaga, os candidatos têm 15 dias – até dia 27 de março – para se inscreverem. Terminado este prazo, eles terão mais 30 dias para campanha. Cineasta Cacá Diegues, um dos precursores do Cinema Novo, morre aos 84 anos
Jornal Nacional/ Reprodução
A Academia Brasileira de Letras (ABL) oficializou nesta quinta-feira (13) a vaga para a cadeira número 7 da instituição, antes era ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, que morreu aos 84 anos, no início do mês passado.
Após a abertura da vaga, os candidatos têm 15 dias – até dia 27 de março – para se inscreverem. Terminado este prazo, eles terão mais 30 dias para campanha. As inscrições são feitas através de carta para a ABL.
A eleição está marcada para 30 de abril.
Cacá Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade e outros cineastas.
Ao longo da carreira de cineasta, Diegues fez mais de 20 filmes de longa-metragem. Entre os mais premiados estão “Xica da Silva” (1976), “Bye bye Brasil” (1980), “Veja esta canção” (1994), “Tieta do Agreste” (1995) e “Deus é brasileiro” (2003).
O cineasta morreu na madrugada do dia 14 de fevereiro, no Rio de Janeiro, aos 84 anos. A TV Globo apurou que Cacá iria se submeter a uma cirurgia, mas, segundo a Clínica São Vicente, ele teve “complicações cardiocirculatórias” na madrugada.
Cacá Diegues morre aos 84 anos



Fonte: G1

PUBLICIDADE

Leia mais