“A equipa precisa de marcar, não tu”. Henry e o individualismo de Ronaldo

Portugal não tem escapado às críticas após o empate frente à República Democrática do Congo, na estreia nesta edição do Mundial2026. A seleção das quinas não foi capaz de ir além de uma igualdade a um golo, sendo que se apresentou a um nível fraco.  O jogo levado a cabo pela turma lusa foi pouco […]

“A equipa precisa de marcar, não tu”. Henry e o individualismo de Ronaldo
“A equipa precisa de marcar, não tu”. Henry e o individualismo de Ronaldo


Portugal não tem escapado às críticas após o empate frente à República Democrática do Congo, na estreia nesta edição do Mundial2026. A seleção das quinas não foi capaz de ir além de uma igualdade a um golo, sendo que se apresentou a um nível fraco. 

O jogo levado a cabo pela turma lusa foi pouco dinâmico e muito lento nos processos ofensivos. Tendo em conta que a imprevisibilidade foi uma ausência notada no plantel de Roberto Martínez, a seleção adversária foi sendo capaz de travar praticamente todas as investidas de Portugal. 

Para além de quase todos os jogadores portugueses terem estado a um nível baixo, a verdade é que as críticas se têm centrado na fraca exibição de Cristiano Ronaldo. O avançado português esteve em campo durante os 90 minutos de jogo e pouco ou nada acrescentou à exibição coletiva de Portugal. 

A nível individual, o capitão falhou remates acessíveis e acabou por ser uma das primeiras opções dos colegas de equipa, mesmo quando existiam melhores opções.

Por isso, as críticas em torno do empate da seleção nacional, bem como sobre a exibição de Cristiano Ronaldo têm sido mais do que muitas. O avançado do Al Nassr não tem sido poupado e, logo após a partida, foi duramente criticado por Thierry Henry.

A antiga lenda francesa, que foi campeã mundial em 1998, questionou o facto de Cristiano Ronaldo ser o centro do ataque português e a forma como isso atrapalha a criação de oportunidades para Portugal.

“A equipa precisa de marcar, não és tu que precisas de marcar. Aqui, por exemplo, Portugal vai com a bola, Conceição vai receber. O Cristiano Ronaldo já esteve nesta situação várias vezes. Se fizeres aquela corrida (em direção à baliza),obrigas o defesa a tomar uma decisão para fechar essa zona. Mas porque ele quer marcar, ele vai para a trajetória do Bruno Fernandes. Se ele fosse para aquela pequena zona, o defesa teria de o acompanhar, de o seguir, e depois seria um golo fácil para o Bruno Fernandes”, afirmou o ex-futebolista na emissão da FOX.

depois de ter mostrado um lance em que Francisco Conceição preferiu passar a Cristiano Ronaldo e não a Bruno Fernandes (que estava solto de marcação), Thierry Henry prosseguiu com a análise ao lado de Alexi Lalas, ex-central dos Estados Unidos, e de Zlatan Ibrahimovic, ex-avançado sueco.

“Mas porque ele quer marcar, ele vai para o caminho do passe para trás, vês os dois jogadores e fica mais fácil para a defesa cortar. E essa é a minha questão: a equipa precisa de marcar, não tu. Viram a reação do Bruno Fernandes lá atrás, do género: ‘deixa a bola passar, faz a corrida, cria espaço para eu poder chutar’. Não aconteceu”, concluiu.

Recorde-se que a imprensa internacional visou Cristiano Ronaldo como um dos responsáveis pela exibição portuguesa. 

O internacional português foi um dos jogadores mais visados da seleção portuguesa após o empate frente à República Democrática do Congo, na primeira jornada da fase de grupos do Mundial2026.

Mafalda Ferreira Costa | 09:59 – 18/06/2026



Fonte: Notícias ao Minuto

PUBLICIDADE

Leia mais